Perto de cem projectos de investigação em consórcio são hoje apresentados pela Agência de Inovação (AdI) numa sessão pública que decorre no Pavilhão do Conhecimento, localizado no Parque das Nações em Lisboa. Correspondentes na maioria aos projectos seleccionados das candidaturas de Outubro de 2001 e Fevereiro de 2002, grande parte destes projectos será hoje mesmo contratualizado com a Agência de Inovação.



Contabilizando um investimento elegível de 35 milhões de euros, estes projectos contam com a participação de 250 empresas e instituições de investigação de diversas áreas tecnológicas e sectores económicos, onde se incluem a agricultura, robótica submarina, mas também o desenvolvimento de software, multimédia, telecomunicações, química, biologia, ambiente, mecânica e novos materiais. Do investimento elegível para o financiamento destes projectos, 25 milhões de euros são provenientes do POCTI (Programa Operacional Ciência Tecnologia Inovação) e POSI (Programa Operacional Sociedade de Informação).



O programa de Investigação em Consórcio da Agência de Inovação realiza-se desde 1996 e até 2000 foram apoiados 183 projectos de Investigação em Consórcio que contaram com um financiamento de 41 milhões de Euros provenientes de Programas do II Quadro Comunitário de Apoio. Durante as segundas jornadas de Inovação realizadas em Novembro de 2001, no Porto, foram expostos os resultados da maioria desses projectos.



Entre Outubro de 2001 e Fevereiro de 2002 candidatar-se a este programa 286 projectos de Consórcios envolvendo 527 participações de instituições de Investigação e Desenvolvimento e empresas. Destes foram recomendados para aprovação 119 Projectos, com um investimento elegível de 59 milhões de Euros, com um apoio público de cerca de 47 milhões de Euros.



DE acordo com informação fornecida pela Agência de Inovação, existe um "forte crescimento quer do investimento em I&D quer do número de empresas com actividade de inovação tecnológica". Das empresas que participam em projectos financiados através da Agência, 77 por cento nunca se haviam candidatado, o que mostra "uma acentuada tendência ao alargamento do universo das empresas com actividades de I&D aplicada".



A Agência de Inovação salienta ainda a elevada taxa de internacionalização dos projectos, já que 30% são realizados em cooperação internacional e 22 % são liderados por empresas multinacionais ou com forte participação de capital estrangeiro investido em Portugal

Notícias Relacionadas:

2002-11-18 - Investimento das empresas em I&D aumenta substancialmente em 2001

2001-11-10 - Entrevista: Portugal recupera séculos de atraso em poucos anos

2001-11-09 - Agência de Inovação abre concurso para empresas inovadoras

2001-11-08 - Jornadas de Inovação incentivam o investimento na investigação

2001-11-08 - Jornadas de Inovação incentivam o investimento na investigação