A 7ª edição dos prémios Altice International Inovation Award contou com 116 candidaturas selecionados até ao encerramento do período de submissão dos projetos no dia 1 de outubro. Foram agora anunciados os 9 projetos finalistas cujos vencedores vão ser revelados no próximo dia 21 de novembro em Lisboa. Desde a primeira edição dos prémios, que promovem o talento tecnológico e inovação, foram submetidos um total de 616 candidaturas.

A Altice Portugal divulgou também o Grande Júri, constituído por nomes reconhecidos do sector das comunicações e do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Os prémios AIIA dividem-se em três categorias: Startup, Academia e Inclui by Fundação Altice.

Na categoria Startup os finalistas são a expressPIK, uma startup que oferece diagnósticos para tratamentos personalizados do cancro da mama; a Karion Therapeutics, uma startup com foco no desenvolvimento de terapias inovadoras e disruptivas, sendo mais eficazes e seguros em cancros agressivos; e Tympulse Medical, uma startup que apresenta uma abordagem inovadora à recuperação cirúrgica do tímpano.

Veja na galeria as fotos da grande final dos AIIA 2022:

Para a categoria Academia, os finalistas são a BreastScreening-AI, uma plataforma pioneira concebida para revolucionar o diagnóstico do cancro da mama através de inteligência artificial avançada; o projeto “Charging the future os Evs through the wheel”, uma solução que adiciona às rodas dos veículos a capacidade de carregamento das baterias sem contacto físico; e por fim, o projeto “Methods for Improving Generalizability and Robustness of Medical Imaging AI Models”, que estuda métodos para melhorar a generalização e robustez dos modelos de IA para a imagiologia.

7ª edição dos prémios Altice International Innovation Award recebeu 116 candidaturas
7ª edição dos prémios Altice International Innovation Award recebeu 116 candidaturas
Ver artigo

Por fim, na categoria de inclusão “Inclui by Fundação Altice”, a Lumen é uma solução de mobilidade avançada que permite a condução autónoma para pessoas com deficiência visual; a Mobiis apresenta soluções de navegação acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou permanente; e a Zoomguide, um guia que utiliza IA para reconhecer o ambiente e fornecer conteúdo multimédia relevante para utilizadores com necessidades especiais. Esta última foi também finalista na edição do ano passado na mesma categoria.

Naquela que será a última etapa dos prémios AIIA, os nove finalistas das três categorias vão defender os seus projetos perante o Grande Júri, composta pelos seguintes nomes:

  • Ana Figueiredo, CEO, Altice Portugal (Presidente do Júri)
  • Alcino Lavrador, Consultor de Tecnologia e Inovação
  • Anabela Pedroso, Ex-Secretária de Estado da Justiça
  • Diogo Araújo, Diretor, Agência Nacional de Inovação
  • Gil Azevedo, Diretor Executivo, Startup Lisboa
  • Luís Santana, Manager, Cofina
  • Miguel Castro Neto, Diretor, NOVA IMS, Universidade Nova de Lisboa
  • Pedro Santa Clara, Diretor, TUMO-Coimbra e Escola 42
  • Teresa Salema, Fundação Altice
  • Paulo Firmeza, Diretor Geral da Altice Labs

De salientar ainda que no dia 21 de novembro, na gala da entrega de prémios, serão ainda conhecidas as startups a serem apoiadas pela Startup Lisboa, assim como o vencedor da distinção Born from Knowledge (BfK) da Agência Nacional de Inovação (ANI). No ano passado, o AIIA premiou os projetos Dreamwaves, Inclusio e Dynamic Defense, entre eles soluções médicas e projetos baseados em inteligência artificial.

Prémio Startup tem um valor monetário de 50 mil euros, a possibilidade de realizar um protótipo para prova de conceito com a Altice Portugal, assim como o acesso aos serviços de incubação da Startup Lisboa. O Prémio Academia tem um valor de 25 mil euros e o Inclui oferece 20 mil euros.

O objetivo do AIIA é premiar alunos finalistas de doutoramento e as startups em fase de incubação, que apresentem projetos inovadores em áreas tecnológicas relevantes para o core business da Altice. Entre eles IA/Machine Learning, Realidade Aumentada, 5G, IoT, Smart Cities, Smart Living, Big Data, eHealth, Conteúdos Digitais, Redes do Futuro, Serviços Over the Top, Segurança, Blockchain, Tecnologias Quânticas e outras.

Nota de redação: Notícia atualizada com a adição de Paulo Firmeza ao Grande Júri. Última atualização 12h33.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.