A 7ª edição dos prémios Altice International Innovation Award (AIIA) prepara-se para entrar na fase final depois do encerramento no passado dia 1 de outubro o período de submissão de candidaturas de projetos. Esta edição contou com 116 candidaturas selecionadas, somando um total de 616 desde o primeiro evento que promove o talento tecnológico e a inovação.

Segundo a Altice Portugal, as candidaturas submetidas ficaram marcadas pela diversidade e inovação dos temas. Mas apenas nove projetos vão ser selecionados como finalistas e serão apresentados no dia 6 de novembro. Os projetos vão ser avaliados por um júri presidido por Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal.

São três as categorias a concurso: Academia, Startups e Inclui by Fundação Altice. No ano passado, o AIIA premiou os projetos Dreamwaves, Inclusio e Dynamic Defense, entre eles soluções médicas e projetos baseados em inteligência artificial.

O objetivo do AIIA é premiar alunos finalistas de doutoramento e as startups em fase de incubação, que apresentem projetos inovadores em áreas tecnológicas relevantes para o core business da Altice. Entre eles IA/Machine Learning, Realidade Aumentada, 5G, IoT, Smart Cities, Smart Living, Big Data, eHealth, Conteúdos Digitais, Redes do Futuro, Serviços Over the Top, Segurança, Blockchain, Tecnologias Quânticas e outras.

Veja na galeria imagens do Altice International Innovation Award 2022:

Esta nova edição pretende ainda destacar projetos que promovam a inclusão digital e acessibilidade, que serão distinguidos na categoria Inclui by Fundação Altice.

O Prémio Startup tem um valor monetário de 50 mil euros, a possibilidade de realizar um protótipo para prova de conceito com a Altice Portugal, assim como o acesso aos serviços de incubação da Startup Lisboa. O Prémio Academia tem um valor de 25 mil euros e o Inclui oferece 20 mil euros.

A parceria entre a Altice Portugal e a Startup Lisboa é uma das novidades da nova edição, no apoio às startups candidatas na fase de incubação dos projetos com vista à angariação de capital. A Agência Nacional de Inovação (ANI) volta a juntar-se ao evento para atribuir o prémio Born from Knowledge. O prémio vencedor será atribuído ao melhor projeto resultado de atividades de investigação e desenvolvimento e terá um valor de 2.500 euros. O vencedor vai ainda receber uma obra de arte com o símbolo da árvore do conhecimento, pelo reconhecimento científico e tecnológico nacional.