A Amazon pode estar a trabalhar numa set-top box que permitiria à empresa de Jeff Bezos atacar de forma mais abrangente o mercado da televisão nos EUA e também a nível internacional. O descodificador seria um aparelho dedicado à transmissão streaming de conteúdos vídeo a partir do catálogo de filmes e séries que a retalhista já possui.

A notícia é avançada pela Business Week que cita três fontes anónimas ligadas ao desenvolvimento do projeto. Vários fornecedores de conteúdos nos EUA já utilizam os filmes e sériees da Amazon nas transmissões pelo que a associação da marca à qualidade dos vídeos seria um passo já consumado e que apenas precisaria de ser consolidado.

Na semana passada a retalhista norte-americana deu a conhecer 14 episódios pilotos de novas séries, todos financiados pela empresa de Jeff Bezos, que agora está a estudar qual a reação do público para saber em que tramas ficcionais deve apostar. Este é apenas o mais recente exemplo das movimentações da Amazon no universo dos conteúdos vídeo.

Da equipa que está a desenvolver o descodificador da Amazon, que pode ter o nome de Kindle TV, fazem parte antigos engenheiros da Apple, TiVo, Cisco e ReplayTV.

Caso se confirme a informação, a luta pela sala de estar dos utilizadores é o próximo grande campo de batalha entre tecnológicas. A aposta nas Smart TV está a crescer cada vez mais, com as fabricantes Samsung, Philips, LG e Sony a apresentarem televisores mais potentes e com melhor qualidade de imagem.

Por outro lado existem empresas a apostar forte na área das set-top boxes. A Apple TV já existe há alguns anos mas é renovada anualmente, a Intel está em vias de também entrar no negócio da televisão, a Google tem lutado para arranjar parceiros na Google TV enquanto a Microsoft e Sony esperam que as consolas de próxima geração sejam o centro multimédia "residente" do maior número de habitações possíveis.

Mais difíceis de combater vão ser serviços como o Hulu e a Netflix que apresentam uma vasta gama de séries e filmes, além de terem presença em vários dispositivos das fabricantes anteriormente referidas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.