Dando mais um passo em direcção à desmaterialização, a Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) atribuiu à Vortal o fornecimento da plataforma electrónica de contratação pública.

O concurso foi lançado em Maio e o contrato assinado em Agosto, segundo refere o Jornal de Negócios.

O contrato prevê a utilização da plataforma pela ANCP e Unidades Ministeriais de compra dos 15 ministérios, além de mais 1.950 entidades vinculadas ao sistema nacional de compras e mais 150 entidades voluntárias.

Em declarações ao jornal, Rui Dias Ferreira, CEO da Vortal ao Negócios, defende que esta plataforma não é apenas um software. "Vemos uma plataforma de uma forma diferente e isso terá sido fundamental. Além do software, muito testado, está a funcionar na parte privada à oito anos e na pública há cinco e já se realizaram quase 8.000 procedimentos só na parte pública e 800 milhões de euros de transacções", justifica.

"A ANCP fez um esforço considerável de elaborar acordos-quadro que possam poupar ao Estado muito dinheiro. Este contrato é uma versão limitada dos serviços. Quando os clientes optam pela totalidade dos nossos serviços, verificam-se poupanças médias entre 10 e 20 por cento.", diz Rui Dias Ferreira.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.