Já são conhecidas as condições de acesso a um novo instrumento de apoio ao empreendedorismo, que até 2025 vai disponibilizar fundos de 20 milhões de euros. Os formulários de candidatura aos Vales para Incubadoras e Aceleradoras ficam disponíveis a partir de 13 de fevereiro e a medida vai apoiar, tanto incubadoras ou aceleradores que já existem, como estruturas que ainda não estão criadas.

Estes vales vão ter um valor que pode variar entre os 30 mil e os 150 mil euros, por incubadora, e vão vão ser disponibilizados em quatro tranches, informa a Startup Portugal, entidade gestora da medida Empreendedorismo, inserida na Componente C16 do Plano de Recuperação e Resiliência.

Como explica a mesma entidade, “à semelhança do que foi construído com os Vouchers para Startups, o modelo dos Vales para Incubadoras e Aceleradoras é disruptivo, uma vez que é simplificado e declarativo e que o concurso decorre em contínuo, até que a verba seja esgotada”.

Os Vales para Incubadoras e Aceleradoras vão poder ser usados para suportar custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação dos projetos, despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos, bem como na aquisições de serviços externos especializados, que contribuam para alcançar os objetivos do projetos.

Programa para startups tem 30 mil euros de vouchers para apoios onde cabem 3 mil startups
Programa para startups tem 30 mil euros de vouchers para apoios onde cabem 3 mil startups
Ver artigo

A aquisição ou aluguer operacional de equipamentos, assim como os custos de licenciamento, ou de subscrição de software e os custos inerentes à proteção e valorização de direitos de propriedade intelectual são também despesas elegíveis.

“Com esta medida, procuramos criar condições para que as incubadoras reforcem a sua capacidade e os seus recursos humanos e digitais com vista a um crescimento inclusivo e sustentável”, defende António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal. “É muito importante apoiar estas organizações na obtenção de novos recursos e condições para suportarem da melhor forma o crescimento das nossas startups”, acrescenta o mesmo responsável.

O formulário de candidaturas aos Vales para Incubadoras e Aceleradoras vai ficar disponível na Plataforma de Acesso Simplificado. No dia 20 de fevereiro a Startup Portugal organiza um webinar online, onde vai apresentar a medida e responder às questões dos interessados.

No final do ano passado, a Startup Portugal apresentou os resultados de um estudo sobre o ecossistema português de empreendedorismo, que colocava o país na 28ª posição, entre os 100 países com melhor ecossistema empreendedor. O mesmo levantamento mostrou que Portugal soma sete unicórnios (seis com sede fora do país) e 3.880 startups e scaleups, que valem 34,7 mil milhões de euros e asseguram mais de 69,1 mil empregos.

Nota da Redação: Foi feita uma correção no 2º parágrafo. Os vales podem variar entre 30 mil e os 150 mil euros, por incubadora.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.