
A Inspecção-geral das Actividades Culturais comunicou a apreensão de 15 mil cópias ilegais de DVDs e CDs. A apreensão, realizada numa operação conjunta com a GNR, teve lugar nas feiras semanais da Trofa e de Estela, no norte do país.
Em comunicado, o organismo explica que a operação se inseriu num programa de combate à pirataria, que engloba acções de prevenção e alerta para a "importância do respeito pelos direitos de autor", ao nível da prevenção.
O mesmo programa inclui também acções de repressão, como a que permitiu as 15 mil apreensões já referidas, nos locais onde este tipo de material costuma ser comercializado. Em agenda estão, aliás, já acções idênticas para as zonas centro, norte e sul do país.
A operação agora comunicada foi realizada entre os dias 11 e 12 de Dezembro e foi uma entre várias realizadas pelo organismo durante este ano. No seu conjunto, as diversas operações permitiram identificar e encaminhar para destruição seis toneladas de material apreendido. A maioria DVD-R e CD-R.
O IGAC adianta ainda que está a ultimar a criação de um núcleo de supervisão sectorial, que terá como objectivo fiscalizar a "comercialização, partilha e multiplicação ilegal de obras e conteúdos não autorizados, em ambiente digital".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários