
A Cotec apresentou ontem o Barómetro da Inovação, uma plataforma que disponibiliza informações acerca da inovação em Portugal, através da divulgação de indicadores e estatísticas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Numa lista de 52 países Portugal fica colocado em 29º lugar, à frente de Espanha.
A lista apresentada pela associação é liderada pela Suíça, seguida dos Estados Unidos, Dinamarca e da Finlândia. Em último lugar está o Paraguai.
Com um índice de 3,52 pontos, Portugal fica próximo da média global dos 52 países analisados, que é de 3,65, mas continua abaixo das médias dos países da OCDE, mesmo sendo o que está melhor posicionado dentro da região da Europa do Sul.
[caption][/caption]
Os pilares em que Portugal se encontra melhor posicionado são a envolvente institucional, financiamento e impactos na inovação, mas os de pior desempenho centram-se no Capital Humano, Aplicação de Conhecimento e impactos económicos.
[caption][/caption]
A plataforma ontem apresentada pela Cotec deverá permitir o desenvolvimento de análises e agregação de dados sobre a inovação empresarial, sobretudo a nível das melhores práticas de gestão da inovação.
Esta é uma área pela qual a Cotec se tem batido desde a sua criação através de várias iniciativas e prémios. A associação criou um sistema de certificação da inovação que credenciou 15 empresas em 2007 e mais 11 empresas em 2009.
Ontem receberam o diploma mais 23 empresas que certificaram a sua gestão de inovação, entre as quais se contam a Siemens, Novabase, Everis, Siscog, Critical Software e a RAR Imobiliária.
Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários