O grupo alemão Bosch pretende vender a sua fábrica em Ovar, como estratégia de remodelação da sua divisão Building Technologies. Trata-se de um ajustamento a nível global, que afetará cerca de 4.300 funcionários em 90 localizações em todo o mundo. Como tal, a empresa pretende vender a maioria dos negócios de produtos associados a esta divisão, que inclui as unidades de vídeo, sistemas de acesso e intrusão, assim como comunicação, lê-se no comunicado oficial.

A Bosch está à procura de um comprador que abrace estas três unidades juntas, assumindo as localizações e respetivos empregados. Apenas o negócio de sistemas de alarme de fogo não será vendido.

Com 6.000 trabalhadores em Portugal, com unidades também em Braga e Aveiro, a fábrica de Ovar está enquadrada na divisão Building Technologies, empregando 1.200 trabalhadores que podem ser afetados com a sua venda. Em comunicado, citado pelo Jornal de Notícias, Carlos Ribas, representante da marca em Portugal, afirma que a decisão tomada não tem a ver com o desempenho do negócio ou dos colaboradores, mas sim uma estratégia da empresa para o futuro. A Bosch vai manter o investimento em Portugal e a “trazer para o país desenvolvimento e produção de tecnologias-chave para a empresa”.

Segundo fonte do grupo em Portugal ao Expresso, ainda não se sabe qual vai ser a estratégia para a fábrica de Ovar e o destino dos seus trabalhadores. “Não temos ainda elementos para falar sobre isso”, refere a empresa. O jornal apurou também que a decisão de venda de parte do negócio da Bosch não irá comprometer o investimento anteriormente anunciado de 200 milhões de euros para Portugal durante este ano.

No comunicado, a Bosch diz que no futuro, após o ajuste, a divisão Building Technologies vai contar com 7.600 trabalhadores, reduzindo a sua presença para 40 localizações em apenas oito países. A empresa assume a ambição de se tornar num dos líderes globais em integração de sistemas na tecnologia de edifícios, aproveitando as oportunidades de crescimento nesse mercado.

A empresa salienta que a divisão Bosch Building Technologies é líder global no fornecimento de segurança e produtos de comunicação. A divisão conta com 10.900 empregados e gerou 2,5 mil milhões de euros em vendas durante 2022. “Proteger vidas, edifícios e bens é o seu principal objetivo”, refere a Bosch. Considera estar confiante para encontrar um comprador que una as três unidades de negócio, reforçando-o para garantir mais segurança no futuro.