A Bright Pixel liderou uma ronda de capital à Seldon, criadora de uma plataforma de operações para pôr em produção, gerir, monitorizar e explicar resultados de modelos de machine learning. Nesta ronda de série B, liderada pelo braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae (ex-Sonae IM), participaram também a Albion VC, Cambridge Innovation Capital e Amadeus Capital Partners, que já eram investidores da empresa. No conjunto vão entregar 20 milhões de dólares (cerca de 18,7 milhões de euros) à empresa britânica, no mercado desde 2014.

“A Seldon diferencia-se por apresentar uma solução única, capaz de agilizar a utilização de modelos de ML em qualquer indústria. Para os seus clientes, isto traduz-se numa maior produtividade e numa maior rapidez na entrega de valor devido aos ganhos de produtividade combinados com capacidades de governance, gestão de risco e compliance”, descreve Pedro Carreira, diretor da Bright Pixel.

Sonae IM muda de nome para Bright Pixel Capital. Capital de risco tem 300 milhões para investir
Sonae IM muda de nome para Bright Pixel Capital. Capital de risco tem 300 milhões para investir
Ver artigo

Como também se explica numa nota à imprensa, as organizações estão a investir cada vez mais em inteligência artificial, mas muitas têm dificuldade em escalar modelos em produção, devido a obstáculos nos fluxos de trabalho de equipa. Por outro lado, deparam-se com regulamentação crescente e restrições de compliance, bem como a falta de confiança nos resultados dos modelos e a necessidade de garantir o melhor desempenho possível desses modelos. A tecnologia da Selden endereça estes temas.

"A IA está em tudo e a Seldon está numa posição vantajosa para assegurar um retorno do investimento em ML. Fornecemos software de infraestrutura robusto, escalável e seguro, somos pioneiros na abordagem centrada nos dados dos modelos de ML”, garante Alex Housley, CEO da empresa.

O também fundador da tecnológica acrescenta que as ferramentas desenvolvidas pela empresa dão prioridade à colaboração entre equipas, em toda a organização, e procuram assegurar que estas “são capazes de resolver problemas em escala, gerando confiança nos modelos de IA, mesmo sob as condições regulatórias mais intensas”.

O novo investimento captado pela Seldon vai ser usado para reforçar o posicionamento da empresa, que no último ano reporta um crescimento de 400% nos seus frameworks open source. A empresa pretende também reforçar a aposta na expansão e retenção de clientes e na investigação de ponta. Nesta área destaca a colaboração com equipas da Universidade de Cambridge, como fundamental no desenvolvimento de produtos inovadores da empresa.

Na lista de clientes, a Seldon tem empresas como a Paypal, a Johnson & Johnson, a Audi ou a Experian.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.