Face à pandemia que "invadiu" todo o mundo, e a Europa sem exceção, a Comissão Europeia (CE) apresentou esta quarta-feira uma nova proposta de plano de recuperação para todos os Estados-membros e para as futuras gerações. Uma das medidas garante apoio financeiro para reformas e investimentos realizados, sobretudo na transição verde e digital. Como objetivo, pretende-se “ajudar a criar postos de trabalho e um crescimento sustentável”, tornando a Europa mais resiliente.

Com grande parte a surgir de doações, o fundo disponível terá o valor de 310 biliões de euros, com um adicional de 250 biliões em empréstimos. Para além da transição verde e digital, serão ainda apoiadas outras áreas como a educação, saúde, produtividades e a coesão económica, social e territorial.

A verdade é que a pandemia de COVID-19 tem deixado grandes marcas na Europa. A posição conjunta dos responsáveis pelas pastas do digital de Portugal, Alemanha, Espanha, França e Itália destaca que a União Europeia (UE) enfrenta "o maior desafio desde a sua fundação devido à crise" provocada pelo novo Coronavírus e que a tecnologia é uma ferramenta útil.

Vários países europeus estão a desenvolver ou a utilizar aplicações de rastreamento de contactos, recorrendo a tecnologia de anonimização e a APIs disponibilizadas pela Apple e pela Google. Em Portugal será a app STAYAWAY COVID-19 que deverá ser apoiada pelo Governo, e os responsáveis pelo desenvolvimento garantiram ao SAPO TEK que já estão a testar as APIs e que o objetivo é ter a aplicação a funcionar ainda em maio.

O plano de recuperação foi apresentado no mesmo dia em que Bruxelas divulgou o relatório sobre o desempenho da União Europeia nas áreas da ciência, investigação e inovação. Entre as várias questões levantadas, a Comissão destaca a necessidade de se apostar na investigação e inovação para apoiar o crescimento sustentável e inclusivo das empresas, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas.