O Cartão de Cidadão vai ser apresentado pelo Primeiro Ministro no próximo dia 14 de Fevereiro. Tal como estava previsto, o cartão que reúne informação hoje dispersa pelo Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Cartão de Eleitor, Cartão do Serviço Nacional de Saúde e Cartão da Segurança Social vai arrancar primeiro nos Açores.



O arquipélago acolhe um piloto que irá testar no terreno as vantagens deste novo cartão de identificação que reforça as medidas de segurança dos seus antecessores com dados biométricos.



Em Julho avança a distribuição do Cartão de Cidadão no resto do país. A novidade foi hoje anunciada pelo ministro da Administração Interna, António Costa, no balanço do Simplex e apresentação das prioridades do programa para 2007.



O novo cartão vai permitir ao cidadão autenticar-se e assinar electronicamente, graças aos dois certificados digitais inseridos no documento, que podem ser activados a qualquer altura. A assinatura digital será possível para documentos electrónicos e requer a utilização de um código pin pessoal.




Nota da Redacção: [15.07] A notícia foi corrigida na referência ao Cartão de Cidadão em vez do incorrecto Cartão do Cidadão.




Notícias Relacionadas:

2006-03-08 - Governo mostra Cartão do Cidadão e remete para o 4ºtrimestre piloto regional