A Huawei terá a sua situação agravada na relação com os Estados Unidos, ou melhor, com as empresas do país que ainda forneciam componentes à fabricante chinesa. Segundo é noticiado pelo Financial Times, a administração de Joe Biden terá colocado um ponto final nas licenças atribuídas às empresas tecnológicas dos Estados Unidos que garantiam a autorização para exportar certos componentes para a Huawei.

Até aqui, os principais elementos de hardware e software estavam proibidos. Mas através de licenças especiais, as empresas chinesas na "lista negra" podiam requerer o acesso a certos componentes. A Qualcomm e a Intel, por exemplo, poderiam fornecer tecnologia desde que não tivesse relacionada com o 5G.

China criticou Estados Unidos por imposição de restrições de exportações de tecnologia
China criticou Estados Unidos por imposição de restrições de exportações de tecnologia
Ver artigo

O FT ouviu pessoas ligadas ao assunto, referindo que o departamento comercial dos Estados Unidos notificou algumas empresas tecnológicas a negar o prolongamento das licenças de exportação de tecnologia americana à Huawei.

Esta decisão terá sido tomada como medida dos Estados Unidos trabalharem com os seus aliados para travar a China de desenvolver tecnologia de topo, incluindo semicondutores utilizados em inteligência artificial e armas hipersónicas.

O Japão e a Holanda, que são importantes fornecedores de tecnologia e matérias-primas para a produção de chips, juntaram-se a Washington nas restrições à China. Medidas que foram prontamente criticadas pelo governo chinês, acusando as imposições como uma violação comercial. O ministério dos Negócios Estrangeiros chinês acusou Washington de abusar das restrições sobre as exportações e de coordenar com outros governos para “manter a sua hegemonia” e conter o desenvolvimento da China e a modernização da sua capacidade industrial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.