A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma verba de 780 milhões de euros para financiar, em 2011, projectos de investigação no domínio das tecnologias da informação e das comunicações (TIC).

Designado como "um dos mais importantes convites à apresentação de propostas de investigação no domínio das TIC, jamais lançado no quadro dos programas-quadro de investigação da EU", o montante servirá para financiar projectos de investigação em domínios como a futura Internet, robótica, sistemas inteligentes e encastrados, fotónica, TIC para a eficiência energética e saúde e bem-estar, entre outros.

"O aumento do investimento geral na investigação no domínio das TIC é essencial para o nosso futuro. O apoio concedido pela União Europeia aos nossos melhores investigadores hoje anunciado deve ser acompanhado por investimentos adicionais substanciais dos próprios beneficiários. Esta investigação ajudará o sector europeu das TIC a reforçar a sua competitividade", refere a vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes.

No presente convite, Bruxelas disponibiliza 120 milhões de euros para financiamento da investigação e desenvolvimento tecnológico no domínio da constituição de redes, dos meios de comunicação digitais e das infra-estruturas de serviços para a futura Internet.

Com o objectivo de reforçar a posição da Europa enquanto principal fornecedor de sistemas electrónicos e componentes de fotónica, são disponibilizados mais de 200 milhões de euros para a investigação neste domínio.

Este último convite também reserva cerca de 200 milhões de euros para investigação sobre as TIC no domínio da saúde e do envelhecimento da população.

Serão ainda disponibilizados 135 milhões de euros para a investigação no domínio das TIC que vise melhorar a eficiência energética nos edifícios, nos transportes e na logística.

Podem candidatar-se ao financiamento de projectos no âmbito do "ICT Call 7" universidades, centros de investigação, PME e grandes empresas e outras organizações, europeias ou não.

As propostas podem ser apresentadas até 18 de Janeiro de 2011 e serão depois avaliadas por painéis de peritos independentes, tendo em vista a sua selecção com base na qualidade, refere a Comissão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.