A Comissão Europeia (CE) está à procura de uma cidade que possa receber o título de Capital Europeia da Inovação. O concurso foi lançado hoje, 3 de setembro, e vai premiar a metrópole que esteja a promover o melhor ecossistema de inovação.

Além do título honorífico a cidade vencedora vai receber um prémio de meio milhão de euros para que possa continuar a investir na ligação de cidadãos, organizações públicas, instituições académicas e diferentes áreas de negócios.

A iCapital, como lhe chama a Comissão em comunicado, vai ser escolhida por um painel de especialistas independentes na primavera do próximo ano. As cidades devem submeter as candidaturas até ao dia 3 de dezembro deste ano, através deste link.

Todas as cidades com mais de cem mil habitantes e que tenham um programa de inovação em desenvolvimento desde janeiro de 2010 são elegíveis para o título de Capital Europeia da Inovação. Nos países onde não existem cidades com mais de cem mil habitantes, pode ir a concurso a metrópole com mais cidadãos.

Segundo os censos de 2011 do Instituto Nacional de Estatística e olhando apenas para o critério da população, Portugal tem oito cidades que podem concorrer ao título de iCapital: Lisboa, Vila Nova de Gaia, Porto, Braga, Amadora, Guimarães, Funchal e Coimbra.

Para a atribuição do título o júri vai ter em conta a inovação e os conceitos que estão a ser desenvolvidos nas cidades, as condições que existem para atrair talento externo, a integração com os compromissos assumidos pela CE na Agenda Digital 2020 e os níveis de interação que podem permitir na sociedade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico