Já não é a primeira vez que a Comissão Europeia apela ao sector das Tecnologias da Informação e Comunicação para que ajude a Europa a cumprir os objectivos definidos pelo Protocolo de Quioto em termos climáticos e energéticos, mas hoje este alerta foi reforçado, solicitando-se a definição de medidas até 2011. O objectivo é aumentar a eficiência energética em 20% até 2015.

Segundo as contas do executivo europeu, a energia consumida pelos equipamentos e serviços TIC representa cerca de 8% da energia eléctrica consumida na União Europeia e cerca de 2% das emissões de carbono.

A comissária Viviane Reding já tinha feito várias comunicações sobre a forma como as TIC podem ser usadas de forma inteligente para reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono.

"Devemos aproveitar para dar o exemplo a nível das tecnologias da eficiência energética - não só por ser a melhor maneira de conseguir reduzir as emissões de CO 2 , mas também porque o potencial ecológico destas tecnologias pode abrir novas perspectivas de negócio para as empresas europeias do sector das TIC", justificou hoje a comissária.

Entre as medidas possíveis estão a adopção de sistemas de videoconferência que substituem as deslocações físicas de empresários e colaboradores das empresas, a implementação de redes de banda larga que facilitam a utilização das aplicações e dos serviços públicos online e podem representar uma economia de energia total em todo mundo, até 2020, de pelo menos 1 a 2%.

Recorde-se que no estudo SMART 2020: 'Enabling the low carbon economy in the information age', várias grandes empresas de TIC elencaram os seus objectivos de redução do consumo de energia e emissão de CO2.

Um estudo apresentado no 18º congresso da APDC mostrava que as Tecnologias da Informação e Comunicação podiam contribuir para uma redução de 15 por cento das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal até 2020.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.