A Comissão Europeia avançou para uma investigação aprofundada aos possíveis impactos para a concorrência da compra da VMWare pela Broadcom. O negócio já tinha passado por uma primeira avaliação, que a CE não considerou suficiente para validar os possíveis riscos da operação.

Esta terça-feira, a CE confirma então que avança para uma investigação aprofundada ao caso, explicando que está “especialmente preocupada que a transação permita à Broadcom restringir a concorrência no mercado de certos componentes de hardware interoperáveis com o software da VMWare”.

A Broadcom é um fabricante de hardware como Cartões de Interface de Rede (NICs), Adaptadores de Rede (FC HBAs), adaptadores de armazenamento e chips. A compra da VMWare, como outras que a empresa já realizou antes, põe no terreno uma estratégia que assenta na expansão da operação ao universo do software e a soluções complementares aos seus produtos. A empresa já tinha comprado, por exemplo, a CA Technologies ou a Symantec.

Esta complementaridade é vista como o principal risco de uma operação que pode conduzir à melhoria da oferta da Broadcom, deixando o resto do mercado com menos opções de escolha.

A VMWare, um spin-off da Dell, comercializa soluções de virtualização suportadas por um leque abrangente de hardware, nomeadamente nas áreas de produto da Broadcom. Os receios das autoridades da concorrência, como detalha um comunicado divulgado esta terça-feira, referem-se sobretudo aos níveis de interoperabilidade que as soluções de virtualização da VMWare vão assegurar ao hardware de outros fabricantes. Também preocupam as dificuldades de acesso às soluções da empresa, que podem vir a ser colocadas a terceiros. Como sublinha a CE, estas alterações de mercado podem influenciar os preços, baixar a qualidade das soluções disponíveis no mercado ou influenciar negativamente os níveis de inovação.

Nesta nova investigação aprofundada, a CE vai verificar, por exemplo, se depois da aquisição a presença da VMware em projetos como o Monterey, onde se juntou à Intel, Nvidia e AMD para desenvolver SmartNICs, continua assegurada. Vai também ser averiguado se o plano da Broadcom passa por manter o software da VMWare à venda como produto independente, ou apenas integrado com o seu próprio software, em áreas como a segurança ou mainframe, o que daria uma clara vantagem à empresa e desvantagem aos concorrentes

A operação de concentração tinha sido notificada às autoridades europeias da concorrência no dia 15 de novembro, que têm 90 dias para analisar o negócio e manifestar-se até 11 de maio do próximo ano. A compra está também a ser analisada pelo regulador britânico.