Depois de lançar uma aplicação mobile do ChatGPT, disponível para Android e iOS, a OpenAI revela agora uma nova versão do popular chatbot com inteligência artificial concebida especialmente para empresas.

Como explica a empresa liderada por Sam Altman em comunicado no seu blog oficial, desde o lançamento do ChatGPT que mais de 80% das organizações que fazem parte da lista das 500 maiores empresas norte-americanas já adotaram o chatbot.

Apesar do potencial apresentado pela solução, várias empresas proibiram os seus funcionários de utilizar o ChatGPT, da Apple à Samsung, por receios relacionados com privacidade e segurança.

O ChatGPT Enterprise vem dar resposta a este desafio, prometendo uma maior segurança e privacidade, além de acesso direto ao GPT-4, a mais recente versão do modelo de IA desenvolvido pela empresa.

Clique nas imagens para recordar as capacidades do GPT-4

A tecnológica, que defende que a IA pode ajudar em todos os aspectos da vida profissional, possibilitando às equipas uma maior criatividade e produtividade, realça que o lançamento do ChatGPT Enterprise se afirma como mais um passo rumo a um assistente de IA capaz de tratar de qualquer tarefa, sendo personalizado consoante a organização que o usa e que protege os dados empresariais.

Segundo a OpenAI, a nova versão da solução dá aos utilizadores um maior controlo dos dados. “Não usamos dados empresariais ou conversas para treinar os nossos modelos e os mesmos não aprendem com base na utilização”, afirma a OpenAI.

De acordo com a informação partilhada pela empresa, o ChatGPT Enterprise está em conformidade com o padrão SOC 2, com todas as conversas a serem encriptadas.

Além de não ter limites de utilização, a OpenAI promete o dobro da rapidez com a nova versão do ChatGPT, indicando que o chatbot é também capaz de processar inputs e ficheiros quatro vezes maiores.

Chatbots com IA: o que são, para que servem e como tirar mais partido? Veja as opções mais populares
Chatbots com IA: o que são, para que servem e como tirar mais partido? Veja as opções mais populares
Ver artigo

Em destaque está também o acesso ilimitado a funcionalidades avançadas de análise de dados, além da possibilidade de adaptar o ChatGPT às organizações com modelos de chat partilhados e abertos à colaboração entre membros das equipas.

Entre as primeiras empresas a testar o ChatGPT Enterprise incluem-se organizações como Block, Canva, Carlyle, Estée Lauder, PwC, e Zapier. Segundo a OpenAI, a solução permitiu a estas empresas redefinir a forma como operam, permitindo desenvolver estratégias de comunicação mais claras, acelerar tarefas de programação, encontrar respostas a problemas complexos de negócios e ajudar no trabalho criativo.

A empresa de Sam Altman está a desenvolver ainda mais funcionalidades para a versão empresarial do ChatGPT, incluindo uma maior personalização e adaptação a equipas de diferentes dimensões.

Entre as novidades na calha, que serão lançadas assim que estiverem prontas, há também ferramentas de análise de dados e navegação mais poderosas e soluções para funções específicas dentro das equipas.

Nesta fase, a OpenAI quer abrir a porta do ChatGPT Enterprise, disponível a partir de hoje, ao maior número de empresas possível. Todas as organizações interessadas podem contactar a tecnológica seguindo as instruções disponibilizadas no seu website.