O mais recente relatório da World Intellectual Property Organization (WIPO) revela que, em 2019, a China tornou-se no país com mais patentes registadas. Ao todo, a China submeteu 58.990 patentes ao Patent Cooperation Treaty no ano passado, ultrapassando pela primeira vez os Estados Unidos que ficaram em segundo lugar com 57.840. Durante cerca de 40 anos, as patentes norte-americanas lideraram a tabela da WIPO.
O relatório da WIPO dá a conhecer que os números registados em relação à China representam um aumento de 200% ao longo dos últimos 20 anos. Em declarações à imprensa internacional, Francis Gurry, diretor geral da WIPO, indicou que o país registou um rápido nível de crescimento, refletindo-se no número de patentes submetidas. O responsável afirmou que os valores demonstram uma mudança de longo termo no foco da inovação mundial em direção aos países asiáticos.
Os dados da WIPO demonstram que a Huawei é das empresas chinesas com mais patentes registadas pelo terceiro ano consecutivo. Mesmo perante uma guerra comercial com o Governo norte-americano sem fim à vista, a fabricante submeteu 4.411 patentes à Patent Cooperation Treaty em 2019.
Na tabela encabeçada pela Huawei, segue-se a japonesa Mitsubishi, com 2.661 patentes, a sul-coreana Samsung, com 2.334, e a norte-americana Qualcomm, com 2.127. A lista de organizações com mais patentes registadas em 2019 figura também empresas como a sueca Ericsson e ainda a sul-coreana LG.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
25 imagens extraordinárias mostram a beleza da natureza em fotografias de vida selvagem -
App do dia
Nova app Daze quer transformar mensagens em verdadeiras obras de arte digitais -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários