
A CDK está a “trabalhar ativamente” para restaurar os seus sistemas, usados por mais de 15.000 retalhistas na área automóvel nos Estados Unidos, depois de ter sofrido um ciberataque significativo.
O processo de recuperação poderá levar “vários dias”, disse a empresa em comunicado citado pela agência Reuters.
A fornecedora de tecnologia foi obrigada a desligar os seus sistemas na última quarta-feira e desde então tem mantido o contacto com os seus clientes, tentando fornecer alternativas para garantir que os negócios operacionais. Entre os concessionários e fabricantes afetados estão nomes como a Sonic Automotive, a AutoNation e a Kia America.
Por parte dos retalhistas ainda não foram avançados impactos nas vendas, mas as previsões dos analistas apontam nesse sentido. As consequências da interrupção no negócio deverão surgir “no final de junho”, segundo os especialistas da Citi.
O ciberataque terá sido oficialmente assumido por grupo de hackers que exigiu milhões de dólares de resgate, segundo avançou por sua vez a Bloomberg. A CDK não comentou o pedido de resgate, respondendo apenas que estava a fazer o possível para resolver a situação o mais rapidamente.
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