O centro de competências da tecnológica faz parte do Claranet Technology Group (CTG) e tem por missão criar e desenvolver competências especializadas nas áreas do desenvolvimento de software e de sistemas de informação para todo o Grupo Claranet, desde aplicações in-house até plataformas de terceiros, como é o caso do Salesforce, ServiceNow, MuleSoft e QlikView. O trabalho é maioritariamente interno, para suporte das aplicações, e as equipas são geridas a partir de Inglaterra, onde está o CTG.

Quando foi criado o centro de competências português integrou 12 engenheiros de desenvolvimento de software, e agora o objetivo é duplicar este número, contratando mais 24 profissionais, com perfis de desenvolvimento de software mas também de System Administrators Windows e Linux e Cloud Engineers, que possam reforçar a prestação de serviços da Claranet na área de gestão de infra-estruturas e plataformas de Cloud Azure.

António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet Portugal, adiantou ao TeK que as condições específicas de Portugal foram um bom argumento para a localização do centro de competências e a sua expansão. O nível técnico dos nossos engenheiros, o domínio de línguas e a capacidade de integração cultural, assim como a sintonia de fuso horário com Inglaterra, são pontos que jogam a favor de Portugal face a outras localizações.

O mesmo se pode dizer do nível salarial e da estabilidade das equipas. O diretor da Claranet Portugal explica que é mais fácil manter aqui uma estabilidade do grupo de trabalho, com um nível de condições financeiras ajustadas à média, já que em Inglaterra a dinâmica do mercado é superior.

O Grupo Claranet é atualmente um dos principais fornecedores de serviços geridos de TI e Cloud a nível europeu e mantém a sede em Londres, com operações em 6 países. 

Em Portugal a empresa tem vindo a realizar algumas aquisições que reforçam as suas competências e infraestruturas, como a compra da Flesk Telecom em 2014, que alargou para 5 o número de centros de dados localizados em Portugal, e a Inok Consulting em 2015, na área dos managed services.

Em entrevista ao TeK, António Miguel Ferreira confirma ainda que existe ambição de que o centro de competências continue a crescer este ano, estando nos planos da empresa aumentar o número de recursos em mais 30 colaboradores até final de 2016. Estas contratações vão permitir que o número de colaboradores em Portugal atinja os 200, entre os escritórios de Lisboa, Porto e Faro. 

Este novo crescimento poderá ser originado pelo desenvolvimento da área de segurança, que a Claranet elege como uma das apostas para este ano.

O atual processo de recrutamento para o centro de competências tem candidaturas abertas até dia 20 de maio e os interessados podem consultar o site ou enviar um email para o endereço recrutamento@claranet.pt.