De acordo com dados preliminares do serviço estatístico da UE para 2021, os combustíveis fósseis retomaram o primeiro lugar entre as fontes de energia, depois de, em 2020, terem sido ultrapassados pelas fontes renováveis na produção de eletricidade, na UE.
No que respeita aos combustíveis fósseis, o uso de carvão betuminoso (25,6%) e o de lignite (16,2%) apresentaram as maiores subidas em 2021.
Já em relação às renováveis, os dados preliminares mostram que as maiores subidas na produção de eletricidade foram registadas na energia solar (13,0%) e nos biocombustíveis sólidos (9,6%).
Clique nas imagens para mais informação
Por outro lado, devido a condições climáticas desfavoráveis, a produção de eletricidade a partir de fontes hídricas e eólicas recuou, respetivamente, 1,2% e 3,0%. A produção a partir de centrais nucleares, por seu lado, cresceu 7,0% de 2020 para 2021.
O consumo de combustíveis fósseis aumentou, na UE, de 2020 para 2021, mas mantém níveis abaixo dos registados antes da pandemia de covid-19.
O Eurostat divulgou também hoje as estatísticas de carros elétricos na UE, indicando que em 2020 o número de automóveis que dependem apenas de bateria elétrica ultrapassou pela primeira vez o milhão, multiplicando por 20 o valor alcançado em 2013 e triplicando o volume face a 2018.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários