De acordo com dados preliminares do serviço estatístico da UE para 2021, os combustíveis fósseis retomaram o primeiro lugar entre as fontes de energia, depois de, em 2020, terem sido ultrapassados pelas fontes renováveis na produção de eletricidade, na UE.

No que respeita aos combustíveis fósseis, o uso de carvão betuminoso (25,6%) e o de lignite (16,2%) apresentaram as maiores subidas em 2021.

Já em relação às renováveis, os dados preliminares mostram que as maiores subidas na produção de eletricidade foram registadas na energia solar (13,0%) e nos biocombustíveis sólidos (9,6%).

Clique nas imagens para mais informação

NASA quer produzir energia nuclear na Lua e há três empresas a trabalhar em propostas
NASA quer produzir energia nuclear na Lua e há três empresas a trabalhar em propostas
Ver artigo

Por outro lado, devido a condições climáticas desfavoráveis, a produção de eletricidade a partir de fontes hídricas e eólicas recuou, respetivamente, 1,2% e 3,0%. A produção a partir de centrais nucleares, por seu lado, cresceu 7,0% de 2020 para 2021.

O consumo de combustíveis fósseis aumentou, na UE, de 2020 para 2021, mas mantém níveis abaixo dos registados antes da pandemia de covid-19.

O Eurostat divulgou também hoje as estatísticas de carros elétricos na UE, indicando que em 2020 o número de automóveis que dependem apenas de bateria elétrica ultrapassou pela primeira vez o milhão, multiplicando por 20 o valor alcançado em 2013 e triplicando o volume face a 2018.

Número de carros elétricos - Eurostat
créditos: Eurostat

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.