A Comissão Europeia em parceria com a euRobotics – uma organização sem fins lucrativos que junta empresas e investigadores – vai fazer uma aposta de 2,8 mil milhões de euros na área da robótica na Europa. O fundo de investimento, conhecido como SPARK, tem como principal objetivo tornar os países do velho continente menos dependentes dos robots de outras economias.



Quem o admite é a comissária para os assuntos digitais, Neelie Kroes, em comunicado: “A Europa precisa de ser uma produtora e não uma mera consumidora de robots. Os robots fazem muito mais do que substituir os humanos – muitas vezes fazem coisas que os humanos não conseguem ou não querem fazer e isso melhora tudo, desde a nossa qualidade de vida até à nossa segurança. Integrar robots na indústria europeia ajuda-nos a criar e a manter trabalhos na Europa”.



A propósito deste tema, os responsáveis europeus acreditam que nos próximos anos vão conseguir criar 240 mil novos postos de trabalhos ligados ao segmento da robótica, num mercado que vai valer 60 mil milhões de euros em 2020.



O TeK já tinha dado conta de cinco projetos de robótica que estão a ser financiados pela UE e que os leitores podem recordar nesta Sugestão.



A escolha de projetos a serem financiados vai decorrer entre outubro deste ano e abril de 2015 e podem ser várias as áreas a concurso: manufatura e indústria, cuidados de saúde e cuidados domésticos, agricultura, entretenimento, transportes, ambiente e segurança.



A robótica é uma das áreas que mais crescimento vai conhecer nos próximos tempos e de onde têm surgido um grande número de projetos. O TeK enumera uma lista de alguns conceitos e iniciativas da área que foram notícia nos últimos tempos:



- Montra TeK: Robots que estão a mudar a forma de interação com os humanos


- Aranha robot GeoWeaver imprime à medida que se desloca


- Cubos robôs prometem tornar Transformers em realidade


- Roombots é a mobília que se desloca, transforma e se monta sozinha


- Robô de Lego e Galaxy S4 resolvem cubo de Rubik em tempo recorde


- Equipa portuguesa venceu campeonato europeu de futebol robótico simulado


- 30 robots vão reforçar segurança no mundial de futebol do Brasil


- O futuro da Intel passa por t-shirts inteligentes e robots que se montam em casa


- Robot inspirado em dinossauro consegue correr 13 metros por segundo


- MIT: para montar um robot em casa bastará colocá-lo no forno


- Morcegos, peixes, chitas e tartarugas formam safari de robôs


- Infantes: os robôs low cost portugueses que querem estimular o ensino


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico