A Telecom Italia estaria alegadamente interessada em vender a sua participação de 67% na operadora brasileira TIM, mas ontem o mercado foi sacudido com a notícia de que afinal a história pode ser outra. A TIM pode estar a estudar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Oi, empresa onde a Portugal Telecom detém 26% de participação.



De acordo com o analista Pedro Lino, ouvido pelo Jornal de Negócios, a PT tem a opção de recompra de mais 12% de participação na Oi, uma mais-valia caso a TIM avance com uma proposta sobre a operadora concorrente.



E caso o negócio fosse concretizado, as duas empresas dariam origem ao maior grupo de telecomunicações brasileiro nos segmentos de telefonia móvel, fixa e também na Internet. Isto além de reforçarem posição nas restantes áreas onde têm menos expressão.



Apesar de as infomações ainda não terem sido confirmadas – foram avançadas pela Reuters e pelo jornal italiano Il Sole 24 Ore -, os acionistas da Oi e da PT parecem ter gostado das notícias: as empresas chegaram a ganhar mais de oito pontos percentuais durante a sessão bolsista de ontem, 16 de setembro.



O movimento estratégico entre a TIM e a Oi também é visto como um passo lógico para tentar travar a Vivo – dominada pela espanhola Telefónica -, que adquiriu recentemente um operador de banda larga móvel. A Vivo é atualmente a empresa com mais quota de mercado no segmento da telefonia móvel, cerca de 28,78%.



Na TV paga é a Claro quem domina com uma quota de 53%.


"A posição mais fraca da Telecom Italia na banda larga em conjunto com a quota de mercado estagnada da Oi no móvel são as motivações para o negócio", refere o Diário Económico.



Especialistas ouvido pelo Jornal de Negócios dizem que a fase avançada da fusão entre a PT e a Oi não coloca o negócio em causa mesmo que haja uma OPA da TIM, mas Steven Santos, gestor na empresa XTB Portugal, tem uma opinião diferente: “a PT perderá novamente relevo dentro da empresa conjunta e o caráter lusófono da CorpCo será esquecido”.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.