Desde que a GM se tornou investidora da Lyft, que são conhecidos os planos das duas empresas para levar a condução autónoma ao serviço de transporte de passageiros gerido através da aplicação da Lyft, mas as informações são escassas e nem todas oficiais.

Sem confirmação oficial, foram agora revelados mais alguns detalhes do plano, que estará a ser preparado já para arrancar em 2018, dois anos antes do lançamento previsto pela generalidade dos fabricantes para “atacarem” em força este novo segmento de mercado.

A Reuters cita fontes próximas ao processo para garantir que a GM está a preparar-se para juntar à frota da Lyft milhares de veículos autónomos. Para as estradas irão versões transformadas do Chevrolet Bolt, um veiculo elétrico produzido pela fabricante, que vão dar corpo a um teste previsto para decorrer em simultâneo por vários Estados norte-americanos.

As fontes contactadas pela Reuters garantem que a GM não tem para já planos para começar a vender a versão autónoma do Chevrolet Bolt ao consumidor final. A fabricante não confirma nem desmente os detalhes avançados pela agência, mas reafirma a intenção de lançar a sua tecnologia de condução autónoma associada a uma aplicação de boleias e admite que isso pode acontecer “mais cedo do que pensam”.

Na concorrência, os trabalhos para marcar presença neste domínio da condução autónoma também seguem a bom ritmo. A Fiat é parceira da subsidiária da Alphabet (dona da Google) Waymo, que tem 60 veículos em teste em quatro estados norte-americanos.

A Ford tem planos para começar a produzir carros autónomos em 2020, que também quer pôr ao serviço de uma aplicação de boleias um ano depois. Da GM já se sabia que a empresa está a testar cerca de 40 Chevrolet Bolt no Arizona e que durante o ano pretende estender a experiência da Detroit.

 

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