O número de empresas europeias que utilizam voz sobre IP (VoIP) nas suas redes empresariais tem vindo a crescer durante este ano, mostra o estudo European WAN Manager Survey 2003, da IDC. No inquérito a 625 empresas de dez países da Europa, este revela que 12 por cento integra voz e tráfego de dados, enquanto 33 por cento o pretendem fazer durante os próximos dois anos.



Os resultados do estudo mostram igualmente que a utilização de PBXs IP aumentou comparativamente ao estudo de 2002, e que 7,2 por cento dos inquiridos usam um PBX IP puro, enquanto 7,8 por cento utilizam um PBX IP híbrido.



A disponibilidade de largura de banda mais barata nas ligações de acesso locais, devido ao lançamento da banda larga e as reduções no aluguer das linhas, é um dos principais motivos de interesse dos gestores de Wide Area Networks (WAN) europeus em novas aplicações como a VoIP. O crescimento na utilização de VPNs IP é igualmente factor de grande influência, quando 53 por cento das empresas inquiridas afirmaram que usam um serviço IP VPN, face aos 30 por cento que o declaravam no ano anterior.



Neste último estudo da IDC também são mais os inquiridos que se mostram sensibilizados para novos serviços – como o acesso por banda larga, as LAN sem fios (WLAN) e a videoconferência para desktop - e estão a usá-los ou têm planos para o fazer no futuro. Há igualmente mais empresas a apostar nas funções de outsource WAN, como a gestão IP VPN, a integração de voz/dados e gestão do equipamento.



O controlo e redução dos custos já não é tão importante para as empresas inquiridas como o era em 2002, segundo a IDC. As empresas parecem mais preocupadas em melhorar a qualidade e segurança do desempenho da WAN ao mesmo tempo que mantêm um controlo suficiente da sua rede e referem os custos como uma razão para não utilizarem um novo serviço com menos frequência do que o faziam há um ano atrás.



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