O aumento do número de infeções por Coronavírus (COVID-19) e o receio de que o surto se torne numa pandemia está a provocar o caos nas bolsas de valores mundiais. O setor da tecnologia está a sofrer o impacto, refletindo os receios dos investidores, e a cotação das gigantes tecnológicas no mercado está a cair "a pique".

Os mais recentes dados da Statista demonstram que as cinco maiores empresas tecnológicas norte-americanas registaram perdas significativas no início da semana. No fecho dos mercados a 24 de fevereiro, a Apple, a Amazon, a Microsoft, o Facebook e a Alphabet perderam ao todo 237 mil milhões de dólares, sendo que cada uma viu o preço das suas ações diminuir mais de 4%.

Perdas das cinco maiores empresas tecnológicas norte-americanas na bolsa
créditos: Statista

A Apple foi a empresa mais afetada, tendo fechado a sessão “no vermelho” com menos 65 mil milhões de dólares. Os analistas prevêem que a empresa da maçã será a gigante tecnológica norte-americana que mais sofrerá num cenário em que seja confirmada uma pandemia, uma vez que a China desempenha um papel importante na sua cadeia de produção. Além disso, uma grande parte das suas receitas têm origem no mercado chinês.

Recorde-se que o surto de COVID-19 poderá afetar a produção do novo iPad Pro e causar um adiamento no seu lançamento. A Apple chegou a fechar as portas das suas lojas na China, mas toda a logística da empresa tem sido afetada. Embora as fábricas tenham retomado as operações, estas estão longe de operarem a 100%.

MWC 2020: Esperava-se um “oceano de pessoas” mas a Fira Barcelona é um autêntico deserto
MWC 2020: Esperava-se um “oceano de pessoas” mas a Fira Barcelona é um autêntico deserto
Ver artigo

O COVID-19 está a ter um forte impacto negativo no mundo da tecnologia. O surto que já infetou mais de 80 mil pessoas e provocou, até à data, cerca de 2.763 mortos levou ao cancelamento da edição de 2020 do Mobile World Congress e do Global Markiting Summit do Facebook, sendo que poderá causar também dificuldades na distribuição das consolas Nintendo Switch. Mais recentemente, o vírus levou ao fecho da fábrica sul-coreana da Samsung, algo que poderá afetar a distribuição dos seus equipamentos no país.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.