Está em consulta pública, até ao final de Março, um documento sobre a criação de uma rede europeia de informação sobre empresas cotadas, que permitirá aos investidores acederem via Internet aos factos relevantes, relatórios e contas e um conjunto de outras informações sobre qualquer sociedade cotada em mercados europeus.



O documento foi elaborado pelo Comité Europeu das Autoridades de Supervisão dos Mercados Europeus de Valores Mobiliários (CESR), um organismo de que também faz parte a CMVM e inclui-se num esforço de promoção de maior transparência para o sector, conforme preconiza a Directiva da Transparência, em fase de transposição.



A consulta pública serve para recolher a opinião dos operadores do mercado sobre os padrões mínimos de qualidade a que devem estar sujeitos os sistemas nacionais de armazenamento de informação e para escolher entre quatro alternativas para a interligação dos vários sistemas: motor de pesquisa central; sistema descentralizado; lista central de emitentes; ou acesso básico.



O documento poderá ser consultado nas páginas de Internet da organização europeia ou do regulador de mercados português.



Notícias Relacionadas:

2006-01-17 - Ordens de bolsa online atingem os 9,4 mil milhões de euros em 2005