A portuguesa Critical Software foi escolhida pela Airbus para integrar a sua lista de fornecedores estratégicos e fornecer software e sistemas especializados à fabricante de aviões, num conjunto de novos projetos da empresa na área aeroespacial. O acordo vai permitir à tecnológica de Coimbra disponibilizar os seus serviços especializados, para criar a próxima geração de sistemas críticos de uma das maiores fabricantes mundiais do sector.

A relação entre as duas empresas não é nova e nos últimos 15 anos a Critical tem já trabalhado em vários projetos com a Airbus. O novo acordo estabelece agora que a Critical vai “fornecer os seus serviços especializados de software e sistemas a grandes projetos aeroespaciais, tal como o desenvolvimento de aplicações de gestão de cabines”, como detalha uma nota à imprensa.

Na mesma nota, a empresa também explica que este é o culminar de um processo de aquisição que se desenvolveu em várias fases e que avaliou os serviços de engenharia da empresa, os conhecimentos da indústria, os standards de qualidade e o seu desempenho financeiro.

"Esta escolha reflete a confiança da Airbus no nosso trabalho a desenvolver sistemas críticos que irão moldar o seu negócio, a indústria em geral e o futuro das viagens. Estamos entusiasmados por trabalhar em conjunto em projetos empolgantes que trarão mudanças positivas para o mundo aeroespacial", sublinha Ricardo Armas, diretor de desenvolvimento empresarial da Critical Software para a indústria aeroespacial.

Critical Software e Demios vão ajudar a ESA a remover lixo espacial na órbita da Terra
Critical Software e Demios vão ajudar a ESA a remover lixo espacial na órbita da Terra
Ver artigo

A Critical está no mercado desde 1998 a desenvolver soluções e a assegurar serviços de engenharia para sistemas críticos. O sector espacial foi um dos primeiros onde se destacou, a fornecer serviços para a NASA. A empresa hoje está ligada também a alguns dos mais relevantes projetos de exploração espacial europeus. A sua tecnologia integra várias sondas de exploração espacial, o foguetão Ariane 6 ou a missão que em 2025 vai permitir à Agência Espacial Europeia lançar a sua primeira missão de remoção de lixo do espaço, só para citar alguns exemplos.

Marca igualmente presença num conjunto de outros sectores, como a energia, defesa, ecommerce ou transportes, entre outros. Em 2018 criou aliás uma joint-venture com a BMW, a Critical Techworks, que terminou o ano com mais de um milhar de pessoas e a crescer 60%, de acordo com informação partilhada pelo responsável de operações em entrevista à Lusa em outubro, a desenvolver soluções digitais e inteligentes para os veículos da marca alemã.

A Critical Software integra atualmente mais de mil colaboradores distribuídos pelos escritórios da empresa em Portugal, Reino Unido e Alemanha.