A pandemia de COVID-19 está a ter um profundo impacto no mundo do trabalho, colocando à prova a capacidade de adaptação de múltiplas empresas, que tiveram de fazer um grande esforço para se manterem na vanguarda das mudanças. Tendo em conta as consequências de toda esta transformação, as empresas estão à procura de novos perfis para enfrentar os desafios do próximo ano e a Selligent Marketing Cloud reuniu os que terão mais projeção.

Citando dados do mais recente estudo “Top 25 de Profissões Digitais” da Inesdi, que também explorou quais serão as profissões mais requisitados num mundo pós-COVID-19, a empresa explica que o perfil de Digital Marketing Manager faz parte da lista de profissionais mais solicitados

Num momento marcado por uma rápida deslocação para o mundo digital, criar oportunidades de negócio através de boas campanhas de marketing tornou-se numa das estratégias preferidas das empresas para alcançar potenciais clientes.

“Neste momento, a comunicação digital é primordial”, sublinha Pablo Rueda, Partner Manager da Selligent Marketing Cloud Ibérica. O responsável indica que “Com a interação física por enquanto restringida, a tecnologia ao serviço do marketing desempenha um papel fundamental. Contar com especialistas nesta área pode fazer a diferença”.

Durante a pandemia, muitas empresas tiveram de apanhar o “comboio” da digitalização de forma inesperada, resultando, em muitos casos, num processo de conversão marcado por várias dificuldades.

Assim, surge o perfil de Chief Digital Officer (CDO), um profissional que tem como principais tarefas a criação de novas oportunidades de negócio e a oferta de serviços digitais aos clientes, focando-se na integração de ferramentas digitais em diferentes áreas da empresa para aumentar a sua produtividade e lucros.

A Inteligência Artificial transformou-se numa ferramenta importante para as empresas que apostam na inovação digital, surgindo cada vez mais a necessidade de ter profissionais altamente qualificados. A Selligent Marketing Cloud recorda que o mundo do marketing digital também está a saber aproveitar as vantagens da IA, em especial, para conhecer o comportamento dos consumidores e oferecer-lhes comunicações personalizadas de acordo com os seus gostos e preferências.

A adoção de estratégias de trabalho remoto também alterou o modo como diversas empresas funcionam. Embora muitas já estivessem a utilizar serviços na Cloud para armazenar dados, a mudança para o teletrabalho promoveu a adoção deste tipo de ferramentas.

Aqui, o perfil de Consultor Cloud ganha ainda mais relevância, uma vez que os profissionais desta área têm de ser capazes de desenvolver as melhores soluções para cada organização, assegurando simultaneamente o correto funcionamento da rede.