A fusão, avaliada em 60 mil milhões de dólares, foi anunciada em outubro do ano passado mas só agora foi oficial e decididamente concluída. Incorporando as soluções da EMC dedicadas às grandes corporações, a Dell vê-se agora como “a maior empresa tecnológica privada do mundo”, segundo palavras da própria.

Durante uma teleconferência com jornalistas e analistas, o CEO da Dell Technologies, Michael Dell, disse que o número de dispositivos inteligentes está a aumentar a um ritmo vigoroso, sem qualquer indício de abrandamento e previu que em 2031 esse número ultrapasse a marca dos 200 mil milhões.

O executivo sublinhou que o desafio reside na operacionalização dos dados provenientes de fontes que se multiplicam todos os dias.

Com a expansão do seu portfólio de soluções corporativas, a Dell vai poder fortalecer as suas ofertas em áreas como a cloud híbrida, os data centers virtualizados, as infraestruturas convergentes, as PaaS (plataformas como serviços), a analítica de dados, a mobilidade e a cibersegurança.

Adicionalmente, a Dell Technologies terá na sua estrutura empresas como a Boomi, a Pivotal, a RSA, a SecureWorks, a Virtustream e a VMware.

Com todas estas “munições”, a Dell quer oferecer a todos os negócios, independentemente das suas dimensões, soluções rentáveis que os ajudem a alcançar os seus objetivos de forma mais eficiente e eficaz. Para além disso, a empresa pretende potenciar os seus investimentos em I&D e nas áreas de vendas, marketing, serviços e apoio.

Na “nova Dell” estão agora concentrados o leque de pequenas e médias empresas da antecessora e as grandes corporações clientes da EMC. Para além disso, terá também ao seu dispor um conjunto de mais de 200 mil patentes e aplicações.

Durante o briefing, o diretor financeiro, Tom Sweet, afirmou que a Dell Technologies, com receitas combinadas no valor de 74 mil milhões de dólares, vai continuar a investir no seu negócio de PC. A empresa recém-criada terá cerca de 140 mil funcionários distribuídos por 180 países.

Recorde aqui as fusões mais caras do mundo da tecnologia.