A GreenSpark, equipa composta por dois estudantes da Universidade da Madeira, foi a grande vencedora dos Ericsson Application Awards 2013 na categoria de estudantes. Com a Sun Monitor criaram o que à partida parecia simples mas que ninguém tinha concretizado: uma aplicação que monitoriza o desempenho dos painéis solares de um edifício.

Mês e meio depois de terem sido distinguidos na competição internacional, Joel Rodrigues e Poan Shen partilham com o TeK uma retroespetiva do evento. Mais do que o prémio, a equipa lusa destaca o ambiente fértil de novas ideias e conceitos que estão a ser desenvolvidos por jovens de todo o mundo, o que ajudou a tornar a experiência ainda mais marcante.

Joel e Poan estão também satisfeitos pela forma como conseguiram contribuir para uma solução do debate que tem sido feito nos últimos anos na área das energias limpas do planeta.

Mas nem tudo foi fácil durante o percurso que fizeram. Os dois estudantes revelam que a criação de uma experiência de utilização unificada foi um desafio e que tentar convencer os potenciais utilizadores da aplicação do valor da mesma foi complicado.

O prémio de 25 mil euros vai ser usado para o que ainda falta dos estudos e para continuar a desenvolver a aplicação. A hipótese de recorrerem ao financiamento colaborativo, tal como a Azorean, outra empresa portuguesa, é uma hipótese que está a ser considerada. “Ainda estamos a melhorar o nosso produto e estamos à espera que o mercado fique mais maduro”, revelaram os jovens empreendedores.

O objetivo do concurso EAA 2013 passava por criar uma aplicação para Android.A equipa está também a equacionar o desenvolvimento para outras plataformas, como uma versão para computador.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico