Este ano, a inteligência artificial deve gerar receitas de 450 mil milhões de dólares e manter um ritmo de crescimento acelerado durante os próximos cinco anos, depois de em 2021 já ter crescido 20,7%, para uma despesa global de 383,3 mil milhões de dólares.

As contas são da IDC e consideram as receitas relacionadas com software, hardware e serviços, tanto relacionadas com aplicações centradas em IA, como em solução não centradas nestas tecnologias (apps que a IA melhora, mas onde não é indispensável para funcionarem).

Considerando apenas as despesas com sistemas centrados na IA, as contas da IDC apontam para despesas de 118 mil milhões de dólares em 2022 e para os 300 mil milhões em 2026, numa taxa de crescimento que superará os 26% ao ano até 2026.

Banca e retalho vão somar as maiores fatias de investimento em IA neste período. Em conjunto vão assegurar cerca de um quarto do investimento previsto para o período. Os serviços profissionais devem ficar com 10%, sendo um dos segmentos onde esta aposta mais vai crescer: 28,7%.

7 tecnologias que as empresas devem ter em atenção em 2022
7 tecnologias que as empresas devem ter em atenção em 2022
Ver artigo

A IDC sublinha que os últimos dois anos foram cruciais para acelerar a utilização da inteligência artificial nas empresas, hoje mais conscientes dos benefícios que daqui podem advir, nomeadamente em termos de eficiência.

"A realidade é que a IA oferece soluções para tudo o que estamos a enfrentar neste momento. Pode ser um caminho rápido para jornadas de transformação digital, permitir poupanças de custos em tempos de taxas de inflação espantosas e apoiar os esforços de automatização em tempos de escassez de mão-de-obra", sublinha Rasmus Andsbjerg, vice-presidente de Data & Analytics na IDC.

"Em todas as indústrias e funções, as organizações estão a descobrir os benefícios das tecnologias de IA, uma vez que soluções de IA cada vez mais poderosas estão a permitir melhores tomadas de decisão e maior produtividade", acrescenta Rasmus Andsbjerg

Neste universo, o software foi a categoria que mais rendeu em 2021, num mercado que a IDC divide em quatro áreas: AI Applications Delivery & Deployment; AI Applications; AI System Infrastructure Software e Artificial Intelligence Platforms. A categoria de aplicações de IA somou quase metade das despesas geradas com estas tecnologias, mas o maior crescimento registou-se no segmento das plataformas, onde as receitas cresceram 36,6%.

A maioria das soluções de IA adoptadas pelas empresas ainda são implementadas on premises, um equilíbrio que deve alterar-se este ano. No final de 2021 implementações na cloud representavam 47,3% do total. No final desse ano, o mercado de serviços de IA como um todo valeu 24 mil milhões de dólares, mais 22,4% que em 2020.

No início do ano, a IDC já tinha apresentado previsões para a despesa com IA este ano. Na altura estimava receitas de 432 mil milhões de dólares, um valor que é ultrpassado pelo da nova estimativa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.