A despesa com serviços de cloud pública este ano, por utilizadores finais, deverá atingir os 597,3 mil milhões de dólares, num crescimento de 21,7%, face aos 491 mil milhões registados em 2022, de acordo com dados apurados pela Gartner.

Todos os segmentos do mercado vão crescer em 2023, antecipa-se, mas o segmento de infraestruturas-as-a-service vai liderar esse crescimento (30,9%), logo seguido pelo segmento de plataformas-as-a-service (24,1%). A área das infraestruturas continuará a crescer rapidamente em 2024, impulsionada sobretudo pelos objetivos de melhoria da experiência do cliente das empresas e para servir as necessidades do negócio.

“As tecnologias emergentes, que ajudam as empresas a interagir com maior proximidade e em tempo real com os seus clientes, como os chatbots ou os gémeos digitais, assentam assentam em infraestruturas e plataformas de serviços, para responder às necessidades crescentes de capacidade de computação e armazenamento”, sublinha a Gartner.

Ainda assim, o software (SaaS) continuará este ano a ser o segmento cloud mais valioso do mercado, e deve gerar uma despesa total na ordem dos 197,3 mil milhões de dólares, num crescimento de 17,9%.

A Gartner estima, por outro lado, que até 2026, 75% das organizações vão adotar um modelo de transformação digital assente em plataformas cloud e reconhece que “os fornecedores de serviços hyperscale estão a marcar a agenda da cloud”.

Gartner - despesas com soluções de cloud pública para end-users
créditos: Gartner

Sid Nag, vice-presidente da Gartner, explica que para isso contribui o facto de “as organizações neste momento verem a cloud como uma plataforma altamente estratégica para a transformação digital, que exige dos prestadores capacidades cada vez mais sofisticadas, à medida que a concorrência nos serviços digitais acelera”. O responsável dá o exemplo dos serviços de IA generativa, suportados por grandes modelos de linguagem, que requerem capacidade de computação poderosas, altamente escaláveis e processadas em tempo real.

Nas aplicações, o mercado está mais fragmentado e altamente pressionado para redesenhar ofertas e disponibilizar serviços que contribuam para melhorar a produtividade e que integrem tecnologias emergentes como a IA, destaca ainda a Gartner.

No quadro partilhado pela Gartner é possível ver em detalhe o volume de despesa previsto para cada segmento de soluções cloud este ano, no ano passado e no próximo. Em 2024, as soluções de cloud pública vão valor 724,6 mil milhões de dólares.