Os tempos de pandemia aceleraram a transformação digital das pequenas e médias empresas, reconhecem 50,7% dos seus gestores num estudo que auscultou 217 empresas de norte a sul do país. A maioria das PME (62,7%) reconhece já hoje que a adoção de uma estratégia de transformação digital tem influência na vantagem competitiva da sua empresa.

O Barómetro Heróis PME revela também que mais de um quinto das empresas (22,6%) passou a valorizar mais a existência de um plano de continuidade de negócio, que entra em cena quando há uma falha ou ataque informático, por exemplo. Este é agora um tema importante para 84,8% dos gestores consultados na pesquisa.

Para 94,5% dos inquiridos no estudo da Yunit, estabelecer parcerias de negócio é também hoje crucial, enquanto que para 69,6% a sustentabilidade passou a assumir-se como um tema importante depois da pandemia. A crise da covid-19 também levou para um lugar mais central nas agendas dos gestores as preocupações com a avaliação e gestão de riscos, que cresceram 26,8%.

Olhando para os tempos de pandemia, 69,7% das PME inquiridas acreditam que saíram mais fortes da crise pandémica e a esmagadora maioria (95,8%) aponta como principais fatores para enfrentar a crise a capacidade de adaptação e empenho dos colaboradores.

Para os próximos três anos, as empresas esperam crescimento. Mais de 50% das PMES acredita que vai crescer entre 10 a 30% no período. Os gestores auscultados nesta pesquisa elegem a organização e melhoria de procedimentos, a eficiência produtiva e o desenvolvimento de novos produtos/processos como as áreas onde têm mais margem de melhoria, no desempenho das suas empresas.

A Yunit Consulting, autora do estudo, é uma consultora portuguesa especializada em investimento e capitalização das empresas. Explica que 80% das PME que responderam ao inquérito já o fizeram após 24 de fevereiro e, dessas, 78% fizeram-no após 11 de março. “Isto permite-nos concluir que o sentimento de confiança partilhado pelos empresários já teve em conta o contexto atual económico e geopolítico”, explica Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.