Foi hoje publicado em Diário da República a medida do SIMPLEX que prevê a dispensa da apresentação do documento comprovativo da situação tributária ou contributiva de empresas e cidadãos nos serviços públicos.
A dispensa de apresentação da documentação dirige-se a todos os cidadãos e organizações que se encontrem envolvidos em procedimentos administrativos que necessitem de decisões de serviços da administração directa ou indirecta do Estado, autarquias locais - incluindo as suas associações, federações e serviços - e as áreas metropolitanas, escreve o Público.
A norma insere-se no âmbito do Simplex 2006 e entra em vigor a partir da próxima semana, permitindo que os visados autorizem a consulta online da sua situação "nos sítios da Internet das Declarações Electrónicas e do serviço Segurança Social Directa", diz o Diário da República.
A consulta online será limitada a determinados serviços públicos e está acessível durante 10 dias úteis. Por sua vez, a informação obtida tem a validade de seis meses, diz o jornal acima referido.
O decreto-lei refere que os dados disponíveis para consulta são apenas "respeitantes à situação tributária ou contributiva dos titulares dos dados que tenham prestado consentimento" sendo a "divulgação de qualquer outra informação relativa aos titulares dos dados, designadamente a indicação dos eventuais montantes em dívida" proibida.
Esta medida impõe a identificação de todos os funcionários públicos que acedam à documentação assim como a data da consulta.
Notícias Relacionadas:
2006-12-29 - Administração Fiscal preenche declarações a mais de cinco milhões de contribuintes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários