Dois homens suspeitos de serem oficiais de inteligência chineses foram acusados de tentar obstruir uma investigação dos Estados Unidos e um processo contra a gigante tecnológica Huawei, segundo documentos judiciais hoje divulgados.

Os dois homens, Guochun He e Zheng Wang, são acusados de tentar contactar uma pessoa do Governo norte-americano que acreditavam ser um colaborador para facultar informações confidenciais sobre a investigação do Departamento de Justiça, incluindo testemunhas, provas de julgamento e possíveis novas acusações.

Um dos réus pagou cerca de 61 mil dólares (cerca de 62 mil euros) pela informação, indicou o Departamento de Justiça. O departamento emitiu mandados de prisão para ambos, mas ainda não é claro se vão ficar sob proteção policial.

Estados Unidos podem proibir todas as novas vendas de equipamentos da Huawei e ZTE
Estados Unidos podem proibir todas as novas vendas de equipamentos da Huawei e ZTE
Ver artigo

Washington tem acusado Pequim de se intrometer nos assuntos políticos dos Estados Unidos e de roubar segredos e propriedade intelectual.

O procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, anunciou ainda acusações contra 11 cidadãos chineses que trabalhariam para a inteligência de Pequim. “O Departamento de Justiça não vai tolerar qualquer tentativa de qualquer potência estrangeira de minar o estado de direito sobre o qual a nossa democracia se baseia”, observou.

Este anúncio surge um dia depois de Xi Jinping ter sido reconduzido a um terceiro mandato de cinco anos como secretário-geral do Partido Comunista da China.

“Os casos de hoje deixam claro que os agentes chineses não vão hesitar em infringir a lei e violar as normas internacionais do processo”, disse a vice-procuradora-geral norte-americana, Lisa Monaco.

Já o diretor do FBI, Christopher Wray, disse que “os ataques económicos da China e as suas violações de direitos são parte do mesmo problema”. “Tentam silenciar qualquer um que se mostra contra o seu roubo – empresas, políticos, pessoas – assim como tentam silenciar qualquer um que se mostra contra as suas agressões”, acrescentou.

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), porta-vozes da Huawei e da Embaixada da China em Washington ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

A Huawei já havia chamado a investigação federal de “perseguição política”. “Atacar a Huawei não vai ajudar os Estados Unidos a ficar à frente da concorrência”, disse a empresa num comunicado publicado em 2020.

Recentemente, a Federal Communications Commission (FCC), reguladora das comunicações nos Estados Unidos, referiu que está a planear proibir todas as vendas de novos equipamentos da Huawei e ZTE no país por motivos de segurança nacional.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.