Já são conhecidas as quatro empresas que vão disputar a finalíssima do programa de empreendedorismo Building Global Inovators: além das portuguesas nuRise e doDoc, foram escolhidas duas startups suecas – a Lokkupp e a Corpower Ocean.



O caráter internacional da 5ª edição do BGI é mesmo um dos pontos de destaque já que o número de candidaturas internacionais representou quase 60% do total de participações, sendo que startups de 31 países tentaram a sua sorte no concurso de empreendedorismo português.



Dois dos prémios acabaram por ficar em “casa”: a nuRise foi a empresa selecionada na categoria Dispositivos Médicos e Health IT, enquanto a doDoc foi a solução escolhida para os desafios da área de Tecnologias de Informação para Empresas e Dados Inteligentes.



Enquanto a nuRise desenvolveu um equipamento de alta sensibilidade, flexível e de dimensões reduzidas que permite fazer o controlo de doses de radiação em tratamentos de radioterapia contra o cancro, a doDoc desenvolveu uma ferramenta de formatação de documentos num clique que promete poupar “tempo, dinheiro e preocupações” às empresas.



Já os suecos Lokkupp venceram na categoria de Smart Cities e Tecnologias Industriais com uma solução de comunicação para empresas que mostra quem está disponível ou ocupado perante a posição que ocupa – se está num espaço público ou na sua secretária, por exemplo.



Do lado da Corpower Ocean chega uma proposta de um novo conversor de energia das ondas que promete cinco vezes mais energia por tonelada a um terço do custo, segundo revela o BGI em comunicado.



Cada finalista vai receber 100 mil euros de financiamento, sendo que a empresa que vencer o BGI vai ganhar acesso a mais 100 mil euros.



O Building Global Innovators é uma competição apoiada e patrocinada por entidades como o Massachussetts Institute of Technology (MIT), pelo ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa, pela Caixa Capital e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico