A Capgemini publicou um novo estudo dedicado à economia eco-digital, destacando que a maioria das empresas está duplamente a realizar a transição para um mundo mais digital e sustentável. Os dados mostram que 8 em cada 10 empresas está a fazer esta transição, mas que apenas 25% aproveitam o potencial oferecido pelas principais tecnologias.

O estudo “Eco-Digital Era: The dual transition to a susteinable and digital economy”, que foi criado em parceria com a Digital Value Lab do Digital Data and Design Institute da Universidade de Harvard, existe ainda um grande potencial tecnológico que ainda não foi aproveitado e explorado. É esperado que a economia eco-digital, ou seja, o potencial criado pelas tecnologias digitais e sustentabilidade dupliquem até 2028.

As tecnologias digitais que foram adotadas nos últimos cinco anos permitiram às empresas reduzir o consumo de energia por quase um quarto. As emissões de gases com efeito de estufa também desceu 21%. Nesse sentido, os especialistas apontam que a adoção de tecnologias digitais que têm a sustentabilidade como principal foco, vai ajudar a criar valor económico, ambiental e social.

Veja na galeria mais dados sobre o estudo

Esta nova visão eco-digital é mais colaborativa e orientada por plataformas, o que a Capgemini prevê que surjam novos modelos de negócio e fontes de receita, o que vai melhorar a rentabilidade utilizando dados, tecnologia cloud, ecossistemas colaborativos, assim como produtos e serviços conectados. O estudo indica que 7 em cada 10 empresas concordam que os modelos de negócio baseados em tecnologias digitais vão ser essenciais para o crescimento das receitas nos próximos três a cinco anos. 60% das empresas esperam que estes modelos venham a gerar mais receitas do que os realizados em negócios tradicionais.

Até 2028 espera-se um aumento dos atuais 4% para 14% do retorno do investimento em tecnologias ligadas à transformação digital, como implementação ou expansão de medidas de cibersegurança, a requalificação da força de trabalho e a introdução de processos automatizados empresariais. O estudo refere que 48% das empresas ainda estão na fase de planeamento ou a desenvolver ativamente estratégias para adotar as novas tecnologias, incluindo edge computing e IA generativa. Mas os principais ganhos, segundo as empresas, estão na análise de dados e cloud em grande escala.

Através da adoção das tecnologias digitais, as empresas reduziram 24% do seu consumo de energia, numa análise aos seus últimos cinco anos. E as emissões de gases de efeito de estufa foram reduzidas em 21%. Essa redução vai compensar, até 2028, o aumento esperado nas emissões provadas pelo digital.

Por fim, o estudo aponta que quase 40% dos trabalhadores em todo o mundo devem estar alocados a iniciativas digitais nos próximos 3 a 5 anos. No entanto, será necessária uma profunda transformação em todo o mundo nas competências dos trabalhadores, para acompanhar os avanços tecnológicos em todos os sectores de atividade. Cerca de 64% das empresas estão a investir na requalificação das suas equipas atuais.