Começa amanhã mais uma Semana da Ciência e da Tecnologia, uma iniciativa organizada anualmente a nível nacional que pretende mostrar por quem é constituída e o que faz a comunidade de investigação científica em Portugal.



Novamente coordenada pela Agência Ciência Viva, a Semana da C&T inclui a realização de várias acções em todo o país, envolvendo laboratórios do Estado, instituições de ensino superior, centros de investigação científica, escolas, hospitais, associações de divulgação científica, museus, bibliotecas e livrarias, entre outras entidades nacionais.



Durante os oito dias que durará o evento, serão mais de 60 entidades a promover actividades que assinalam a Semana da C&T, entre elas o IV Festival do Filme Científico, a apresentação de projectos sobre alternativas energéticas, conferências sobre cultura científica, exposições, etc.



A exemplo de anos anteriores, na Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro (UTAD) decorre desde o dia 18 a quinzena dedicada à ciência e tecnologia, que integra, entre outras iniciativas, um dia de portas abertas à população, igualmente com o objectivo de despertar o interesse para esta área de conhecimento.



A comemoração da Semana da Ciência e da Tecnologia em Portugal remonta a 1996, data em que se decidiu promover um conjunto de iniciativas para homenagear Rómulo de Carvalho, professor e divulgador de ciência, na data do seu aniversário (24 de Novembro). O dia do seu nascimento foi mais tarde instituído como o Dia Nacional da Cultura Científica. Com o passar dos anos, toda a semana onde calha o dia 24 de Novembro começou a ser dedicada a eventos de carácter científico.



Notícias Relacionadas:

2002-11-19 - Netd@ys até ao próximo Domingo

2001-11-15 - Semana da Ciência e Tecnologia abre as portas aos cidadãos