O número de empreendedores e empresas à procura de alternativas aos EUA aumentou significativamente após as eleições nos Estados Unidos, que elegeram Donald Trump novamente como presidente. Portugal tem emergido como uma das escolhas mais atrativas, de acordo com Bernardo Saraiva, cofundador e diretor da World Talents.
"A incerteza política e regulamentar nos EUA é um dos principais fatores que impulsionam esta procura. Portugal destaca-se como um hub tecnológico e de inovação na Europa, com excelente qualidade de vida, custos operacionais competitivos e políticas favoráveis", apontou Bernardo Saraiva em entrevista ao SAPO TEK.
Os empreendedores que escolhem Portugal são predominantemente das áreas de tecnologia, como inteligência artificial, energias renováveis, biotecnologia e desenvolvimento sustentável.
Este movimento encontra apoio no programa Global Talent Portugal, que funciona como uma ponte entre empreendedores globais, universidades e startups portuguesas, explicou o responsável
Bernardo Saraiva destaca casos de sucesso: um empreendedor indiano a colaborar como mentor na Universidade do Algarve, um americano que gere uma empresa avaliada em 700 milhões de dólares, e um japonês que promove o intercâmbio académico entre Portugal e o Japão. "Estes exemplos mostram o impacto significativo que o programa tem no fortalecimento do ecossistema de inovação português", considera
Contudo, os empreendedores também enfrentam desafios ao quererem apostar em Portugal. Os mais comuns são a adaptação ao sistema burocrático, o entendimento da legislação local e o acesso a uma rede de contactos e recursos essenciais para o desenvolvimento dos seus projetos.
A obtenção de vistos, procura de financiamento e acesso a apoios específicos são também obstáculos frequentes, "especialmente para aqueles que vêm de ecossistemas empresariais diferentes".
"A World Talents funciona como uma ponte, ajudando a mitigar esses desafios. Facilitamos o entendimento dos regulamentos e conectamos os empreendedores com infraestruturas e redes de mentoria oferecidas por universidades e parques tecnológicos", explica Bernardo Saraiva.
Para fortalecer a atratividade do país, o diretor da World Talents defende a simplificação da burocracia, maior incentivo fiscal para pesquisa e desenvolvimento e a expansão de parcerias internacionais. "Estas medidas podem consolidar Portugal como um destino de referência para talento global e empreendedorismo nos próximos anos", conclui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários