Os rumores acerca da entrada da Apple no mundo dos veículos elétricos circulam há já algum tempo. O Apple Car continua a ser um mistério, mas novos dados dão a conhecer que a gigante tecnológica está a acelerar o seu desenvolvimento, orientando o foco do projeto para o lançamento de um veículo elétrico totalmente autónomo em 2025.
A Bloomberg avança que, ao longo dos últimos anos, a equipa responsável pelo desenvolvimento do veículo explorou simultaneamente dois percursos possíveis. O primeiro envolvia a criação de um automóvel com capacidades autónomas mais limitadas e o segundo o desenvolvimento de um veículo que não requeresse intervenção humana na condução.
Fontes com conhecimento na matéria deram a conhecer que a equipa de engenheiros, que passou a ser recentemente liderada por Kevin Lynch, executivo da área do software para o Apple Watch, optou pela segunda opção.
A decisão afirma-se com uma das maiores mudanças ao projeto da Apple, também conhecido pelo nome de código “Project Titan”, que tem vindo a passar por várias alterações desde 2014. Ainda neste ano, a equipa de desenvolvimento sofreu uma baixa com a saída de Doug Field que estava na Apple desde 2018 depois de ter passado pela Tesla.
O roadmap de desenvolvimento é ambicioso, mas a própria empresa da maçã admite que a meta proposta para 2025 dependerá da sua capacidade de completar o sistema de condução autónomo. Sobre a mesa está ainda a possibilidade de adiar o lançamento, ou então vender numa fase inicial um automóvel elétrico com capacidades autónomas menos avançadas.
Ao que tudo indica, a gigante tecnológica planeia explorar o desenvolvimento de um automóvel com um design mais futurista, incluindo displays interativos. A inclusão de um volante também está a ser discutida, com a empresa a planear equipar o veículo com tecnologia que permita ao condutor tomar o controlo em caso de emergência.
Recorde-se que embora, numa primeira fase, a gigante de Cupertino tenha entrado em conversações com a Hyundai para realizar uma parceria, com intenções de fechá-la em breve, as negociações entre as empresas terão chegado a um fim abrupto em fevereiro deste ano.
É certo que a Apple ainda não apresentou qualquer tipo de confirmação oficial em relação às informações que vão surgindo acerca do projeto. Mas, como já é habitual, tem vindo a submeter múltiplas patentes ao US Patent and Trademark Office, incluindo algumas que podem já antever as funcionalidades do Apple Car.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários