Os rumores acerca da entrada da Apple no mundo dos veículos elétricos circulam há já algum tempo. O Apple Car continua a ser um mistério, mas novos dados dão a conhecer que a gigante tecnológica está a acelerar o seu desenvolvimento, orientando o foco do projeto para o lançamento de um veículo elétrico totalmente autónomo em 2025.

A Bloomberg avança que, ao longo dos últimos anos, a equipa responsável pelo desenvolvimento do veículo explorou simultaneamente dois percursos possíveis. O primeiro envolvia a criação de um automóvel com capacidades autónomas mais limitadas e o segundo o desenvolvimento de um veículo que não requeresse intervenção humana na condução.

Fontes com conhecimento na matéria deram a conhecer que a equipa de engenheiros, que passou a ser recentemente liderada por Kevin Lynch, executivo da área do software para o Apple Watch, optou pela segunda opção.

A decisão afirma-se com uma das maiores mudanças ao projeto da Apple, também conhecido pelo nome de código “Project Titan”, que tem vindo a passar por várias alterações desde 2014. Ainda neste ano, a equipa de desenvolvimento sofreu uma baixa com a saída de Doug Field que estava na Apple desde 2018 depois de ter passado pela Tesla.

O roadmap de desenvolvimento é ambicioso, mas a própria empresa da maçã admite que a meta proposta para 2025 dependerá da sua capacidade de completar o sistema de condução autónomo. Sobre a mesa está ainda a possibilidade de adiar o lançamento, ou então vender numa fase inicial um automóvel elétrico com capacidades autónomas menos avançadas.

Ao que tudo indica, a gigante tecnológica planeia explorar o desenvolvimento de um automóvel com um design mais futurista, incluindo displays interativos. A inclusão de um volante também está a ser discutida, com a empresa a planear equipar o veículo com tecnologia que permita ao condutor tomar o controlo em caso de emergência.

O Apple Car ainda é um “mistério”, mas há patentes que revelam possíveis funcionalidades do veículo
O Apple Car ainda é um “mistério”, mas há patentes que revelam possíveis funcionalidades do veículo
Ver artigo

Recorde-se que embora, numa primeira fase, a gigante de Cupertino tenha entrado em conversações com a Huyndai para realizar uma parceria, com intenções de fechá-la em breve, as negociações entre as empresas terão chegado a um fim abrupto em fevereiro deste ano.

É certo que a Apple ainda não apresentou qualquer tipo de confirmação oficial em relação às informações que vão surgindo acerca do projeto. Mas, como já é habitual, tem vindo a submeter múltiplas patentes ao US Patent and Trademark Office, incluindo algumas que podem já antever as funcionalidades do Apple Car.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.