O pagamento de impostos por parte de milionários como Elon Musk é uma questão que tem vindo a ser discutida nas redes sociais. Do seu lado, o CEO da Tesla e SpaceX, que ainda na semana passada foi eleito como a personalidade de 2021 pela revista Time, revelou através do Twitter que vai pagar mais de 11 mil milhões de dólares em impostos este ano.

As declarações de Elon Musk surgem em resposta a uma publicação da senadora norte-americana Elizabeth Warren na rede social, que indicou que as leis vigentes no país deveriam mudar de modo a que o empresário “pagasse, de facto, impostos e deixasse de se aproveitar de todas as outras pessoas”.

A publicação não caiu muito bem a Elon Musk. “E se abrisses os olhos por dois segundos, verias que pago mais impostos do que qualquer americano na História este ano”, respondeu o empresário à senadora.

Numa série de Tweets feitos em resposta à publicação, Elon Musk indicou que Elizabeth Warren o fazia lembrar de uma amiga zangada da sua mãe que estava sempre a ralhar com ele sem motivo quando era mais novo. “Por favor não chames o gerente, Senadora Karen”, rematou o empresário.

É certo que as “quezílias” entre Elon Musk e outras figuras públicas no Twitter não são uma novidade, mas esta parece ter sido uma das gotas que fez transbordar o copo de água. Como avança a Bloomberg, num processo judicial aberto por investidores da Tesla, o empresário é acusado de fazer publicações no Twitter de forma imprudente, algo que pode prejudicar o desempenho da empresa na bolsa de valores e, por consequência, quem investe nela.

“Efeito Musk” arrasta Tesla para pior das últimas 11 semanas. Venda de ações vai continuar
“Efeito Musk” arrasta Tesla para pior das últimas 11 semanas. Venda de ações vai continuar
Ver artigo

Recorde-se que, ainda em novembro, Elon Musk partiu para o Twitter para perguntar aos seus seguidores se deveria vender 10% das ações da Tesla, num valor avaliado em 21 mil milhões de dólares, para pagar os impostos e a resposta foi um “Sim”. O fundador da Tesla tinha deixado claro que seguiria a decisão do público independentemente do resultado.

A polémica em torno do pagamento de impostos por parte de Elon Musk segue a publicação de uma investigação da ProPublica, em junho deste ano, que revelou que entre 2014 e 2018, o empresário teria pago 455 milhões de dólares em impostos, apesar da sua riqueza ter crescido 13,9 mil milhões de dólares. A investigação detalhou também que entre 2007 e 2011, assim como no ano 2018, Elon Musk não pagou impostos.