A recrutadora Michael Page elaborou um estudo em que, entre diferentes análises, avalia as perspetivas salariais das profissões dos diferentes sectores de atividade.

De acordo com a pesquisa, as áreas da Tecnologia e da Engenharia estão entre os empregos cuja remuneração anual é superior aos 40 mil euros, ou seja, quase três mil euros por mês, podendo ultrapassar os 150 mil euros por ano.

No segmento das Tecnologias de Informação (TIC), cargos como Gestor de projeto, Consultor IT, Arquiteto de Sistemas de Informação e Responsável de Segurança de Sistemas Internos podem auferir uma remuneração superior a 50 mil euros (56 mil) por ano.

Contudo, funções como a de Diretor de Sistemas de Informação, Chief Technology Officer (CTO), Chief Information Security Officer (CISO) ou de Chief Information Officer (CIO) poderão atingir valores como os 120 mil euros anuais.

O aparecimento de novos projetos e empresas de âmbito industrial, assim como vagas de centros de I&D e centros tecnológicos contribuiu também para que a área da Engenharia seja uma das que mais evoluiu a nível salarial face a anos anteriores.

Segundo as estimativas da consultora, a remuneração anual dos cargos de chefia pode ultrapassar os 150 mil euros e funções relacionadas com I&D chegam a atingir os 70 mil euros por ano. A Michael Page destaca ainda que estes empregos são tendencialmente mais bem pagos no Norte.

As áreas do Turismo, Marketing, Saúde e Retalho também agrupam um maior número de cargos cuja remuneração supera os 40 mil euros anuais e que pode ir até aos 110 mil euros por ano.