A NASA tem manifestado planos para a exploração comercial do espaço ligado à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla inglesa). A Estée Lauder é uma empresa de produtos de beleza que requisitou o serviço de transporte de um dos seus produtos mais icónicos, o “Advanced Night Repair Synchronized Multi-Recovery Complex”, tornando-se a primeira fabricante de cosméticos e a segunda a nível global a participar no programa espacial comercial.

O produto será enviado na nave espacial Cygnus e à boleia do foguetão Antares da Northrop Grumman durante um voo de entrega de materiais à ISS, previsto para amanhã, dia 29 de setembro e com chegada prevista no dia 3 de outubro. O objetivo é fotografar o produto no espaço para ser utilizado numa campanha nas suas redes sociais, refere em comunicado.

Segundo Phil McAlister, diretor do programa comercial da NASA, “acordos como este suportam diretamente a estratégia geral da NASA em disponibilizar a comercialização da órbita terrestre baixa por entidades dos Estados Unidos, em demonstração aos novos mercados para a utilização deste ambiente único do espaço”.

A empresa pagou cerca de 128 mil dólares pelo transporte de 10 frascos do soro para o tratamento da pele. Os astronautas a bordo da ISS serão os fotógrafos de serviço e os responsáveis pelas filmagens, mas não vão ser registados nas imagens. Os materiais serão captados na famosa ISS Cupola, um observatório com sete janelas que permite ter uma visão panorâmica do espaço.

Veja na galeria o interior da ISS e a famosa cúpula, com os cenários do espaço, onde será fotografado o produto:

O interessante é que, como plano comercial estabelecido pela NASA, os astronautas não serão pagos pelo “trabalho extra”, pois este está contemplado nos seus contratos. Segundo avança a Business Insider, 5% do tempo dos astronautas são dedicados a atividades comerciais, perfazendo um total de 90 horas de mão-de-obra por ano. Esta sessão fotográfica e de filmagens deverá demorar cerca de 4,5 horas a realizar.