A aplicação Viber, que permite a troca de mensagens e chamadas através da Internet, foi comprada pela empresa japonesa Rakuten, a mesma que detém os leitores de livros digitais Kobo. O negócio foi fechado por 900 milhões de dólares, cerca de 655 milhões de euros.

Atualmente o serviço Viber é um dos mais populares no segmento das comunicações móveis suportadas por Internet. Com mais de 300 milhões de utilizadores registados, a app tem uma forte presença nos EUA, na Rússia e no Médio Oriente. De acordo com o The Verge, o Skype tem um número de utilizadores semelhante, ficando os dois serviços atrás do WhatsApp e do Facebook Messenger.

A Rakuten tem agora grandes planos para a aplicação. A empresa considera que o Viber tem um grande potencial como plataforma de jogos e consegue ter vantagem sobre alguns serviços rivais por ser multiplataforma - está disponível em quase todos os dispositivos e sistemas operativos.

Os investidores japoneses querem ainda rivalizar com a aplicação Line, também ela nipónica e que conta com 350 milhões de utilizadores, dominando parte mercado asiático.

A imprensa internacional considera que a Rakuten é uma versão japonesa da Amazon e que a empresa está agora a investir para conseguir expandir a marca internacionalmente. Recentemente a retalhista online também fez investimentos na rede social Pinterest, vista como uma das que tem mais potencial de exploração do comércio eletrónico.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico