A American Express, JCB, Visa e MasterCard anunciaram ontem a criação de uma nova associação, o Mobile Payment Forum, com vista a permitir tornar mais seguras e simples as transacções de pagamentos sobre redes móveis. Tencionam contribuir desta forma para o alargamento do mercado global do m-commerce - efectuado a partir de telemóveis e outros dispositivos sem fios.



Este consórcio tem como missão desenvolver uma infra-estrutura para pagamentos efectuados a partir de redes móveis que sejam mais seguros e padronizados e, em paralelo, resolver os obstáculos que actualmente se colocam ao m-commerce. A nova organização vai ser controlada por um quadro de directores constituído por dirigentes do sector da tecnologia móvel e finanças.



Centrando-se nas transacções com cartões de pagamento - o método mais usado no m-commerce -, o Mobile Payment Forum vai debater assuntos-chave como a interoperabilidade, senhas de acesso, autenticação do detentor do cartão e sistemas de encriptação.



A organização vai tentar obter a cooperação de toda a indústria de cartões de pagamento. Segundo o comunicado divulgado, "será o único consórcio do ramo a contar com a participação dos principais entidades do mercado do m-commerce no sentido de desenvolver uma base prática para os pagamentos efectuados a partir de redes móveis. As tecnologias desenvolvidas no seu âmbito vão permitir que sistemas e tecnologias diferentes funcionem em conjunto.



Entre os membros do Fórum, vão incluir-se instituições financeiras, operadores de telecomunicações, fabricantes de dispositivos sem fios, comerciantes, fornecedores de conteúdos, produtoras de software e construtoras de componentes de hardware. A organização afirma que o novo consórcio vai complementar a actividade de outras entidades semelhantes do sector, como a iniciativa MeT, o Mobey Forum, e o E-commerce Expert Group do Wap Forum.


Notícias Relacionadas:

2001-10-02 - NEC é o mais recente membro da iniciativa MeT


2001-09-24 - Nokia e Visa lançam projecto de pagamentos com telemóveis de dois cartões

2001-02-28 - MeT com especificações para m-commerce seguro

2001-01-26 - Sony adere a iniciativa MeT

2000-04-12 - Segurança standard nos "sem-fios"