“O FINCO existe na Sonae há 27 anos, foi o primeiro fórum a ser criado na Sonae e tivemos a visão de coloca os temas das SI e das comunicações na agenda de partilha dos executivos da Sonae”, destaca Luís Reis, CCCO do grupo Sonae na sessão de abertura do congresso do órgão consultivo para as TI.

grupo cresceu e hoje há mais de mil pessoas a trabalhar nesta área na Sonae, e mais mil em parceria, mas as contas feitas ao investimento estendem-se também ao nível do OPEX e CAPEX, registando Luís Reis que o grupo investe anualmente 150 milhões de euros em TI, um valor que permite à empresa manter a inovação.

“A tecnologia serve para mudar a vida, utilizamos a tecnologia no negócio e humanizando-a para estar mais próximo do consumidor e sempre mais à frente dos concorrentes”, explica o CCCO e sponsor da FINCO.

À margem da conferência David Ferreira Alves explicou aos jornalistas que nos últimos 2 a 3 anos o valor de investimento em TI se tem mantido estável, com o direcionamento dos valores para as área mais estratégicas à medida que outras estabilizam. Questionado pelo TeK, o CIO da Sonae e presidente da FINCO admite que o investimento em TI se irá manter ao mesmo nível no próximo ano.

Mobilidade, eCommerce, colaboração, Business Intelligence, Analytics, Big Data e Segurança são temas fortes no investimento das empresas Sonae, tendências que se mantêm para o próximo ano.

Durante o congresso, que teve ontem um dia reservado aos colaboradores, a Sonae leva ao palco vários oradores nacionais e internacionais para falar sobre os desafios nesta área, tocando temas relacionados com as tendências, mas mostra também a inovação que é feita internamente.

Um prémio especial, o único atribuído a nível individual por Belmiro Azevedo na Sonae, vai distinguir projectos que chegaram aos finalistas e que passam pela utilização de robots para substituir baterias, um sistema de gestão de visitas a um centro comercial e uma nova protecção para escadas rolantes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação