A MuleSoft, empresa da família da Salesforce, especialista no fornecimento de plataforma API e integração em todo o mundo, partilhou o seu estudo anual Connectivity Benchmark Report, que aufere os desafios e oportunidades das organizações nos seus processos de transformação digital e investimento em tecnologia inteligente.
Os dados referem que os aumentos do custo de falhas motivam as empresas a investir na transformação digital. Nesse sentido, é referido que 69% das empresas dizem estar à frente do seu progresso de transformação digital esperado e os projetos de TI aumentaram 41% face ao ano anterior.
O estudo, realizado através de um inquérito a mais de 1.050 CIOs e decisores de TI, salienta que mais de 1.061 aplicações são utilizadas em média pelas empresas, mas apenas 29% destas estão integradas. No relatório anterior, as empresas utilizavam uma média de 976 aplicações.
As equipas de TI das empresas também estão a reduzir o tempo de entrega das soluções de transformação. Ao todo, 48% das equipas afirmam que concluíram os seus projetos TI solicitados em 2022, um aumento de 4% face aos 44% registados no ano anterior. Da mesma forma, houve uma diminuição de 52% para 30% dos projetos entregues com atraso.
Por outro lado, o estudo registou que as falhas nas iniciativas de transformação digital representam uma média de 9,5 milhões de dólares em média, um aumento face ao ano anterior, que ficou pelos 6,8 milhões de dólares. E apesar do processo da transformação digital esteja bem encaminhado, 80% das empresas inquiridas dizem que os desafios de integração estão a pesar sobre os seus esforços. Sobre os custos, o estudo indica que as empresas gastaram uma média de 4,7 milhões de dólares em mão-de-obra de integração personalizada nos últimos 12 meses, representando um aumento face aos 3,7 milhões gastos no ano anterior.
Em média, 47% dos ativos e componentes internos de software das empresas estão disponíveis para reutilização por parte dos programadores, o que indica que ainda há mais oportunidades para maior eficiência de integração.
92% das empresas dizem que pelo menos um departamento precisa de integração e automação. Os departamentos de TI continuam a liderar a automação, com os programadores a registarem 72%, operadores de TI 65% e os administradores de aplicações 49%, que são os principais responsáveis pela automação de processos nos negócios das empresas. São sobretudo as funções não técnicas que são alvo de automação, incluindo data science (64%), produto (62%), analistas de negócios (61%), suporte ao cliente (58%), finanças (57%), marketing (56%), engenharia (56%) e RH (52%).
A automação parece ser uma prioridade das empresas, na questão de priorizar sua eficiência e produtividade, face às crescentes incertezas económicas e expetativas dos clientes, destaca o CTO da MuleSoft, Matt McLarty. Isso faz com que muitas empresas dupliquem os seus investimentos em tecnologia para chegarem lá.
Ainda segundo os dados do estudo, o facto das empresas quererem ser mais digitais e económicas faz com que praticamente todas (99%) estejam a utilizar APIs para integrarem as suas aplicações e melhorar a experiência aos seus clientes. As empresas estão a gerar 38% da receita com APIs, contra os 35% registados no ano anterior. E 75% das empresas adotou estratégias de adoção de API integrada.
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