De acordo com a empresa de estudos de mercado norte-americana Gartner cerca de 500 mil milhões de dólares (566,7 mil milhões de euros) dos 2.700 mil milhões de dólares (3.060 mil milhões de euros) investidos pelas empresas em tecnologias de informação durante o ano de 2001 não obtiveram o resultado pretendido. O facto dos produtos não cumprirem a sua função resulta agora numa crescente falta de confiança entre os gestores o que condicionará a atribuição de orçamentos nesta área, durante 2002.



A empresa afirma ainda que a falta de resultados positivos contribuiu para a perda de confiança dos directores de TIs e dos gestores de negócio na sua capacidade para seleccionar e implementar soluções que proporcionem benefícios para as suas empresas. Segundo refere a Gartner, o sector empresarial desperdiça em média 20 por cento dos seus orçamentos corporativos de TIs, mas alguns consideram que esta percentagem está muito abaixo da realidade. Os analistas atribuem esta situação ao facto de as empresas adquirem muitas vezes produtos que não precisam, ou instalarem sistemas com licenças de software para mais funcionários do que o necessário.



Depois do "desperdício" os responsáveis do estudo prevêem que se vá viver um período de racionamento e de implementação de medidas de contenção o que irá afectar tanto vendedores como empresas de consultoria. As empresas deverão agora acabar com os projectos mal sucedidos, adoptar um modelo de actuação onde irão pressionar os fabricantes a fornecer um determinado produto para teste numa primeira fase, considerando também desenvolver novos processos de negócio com alvos apropriados para a contratação externa de serviços.



Os novos métodos de contratação externa deverão permitir que as empresas reduzam o seu investimento em tecnologias de informação e que paguem somente aquilo que utilizam deixando assim de viver de previsões sempre a apontar para o orçamento mais elevado.



Notícias Relacionadas:

2002-02-25 - Mercado nacional de TIs cresceu 12% durante 2001

2002-01-04 - IDC prevê que 2002 será o ano da rápida recuperação das TIs

2001-11-27 - Anetie analisa o estado do sector das TIs em Portugal

2001-09-27 - Barómetro INSAT regista pior mês nas TIs desde 1995

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.